Como se preparar para o MCCQE1?

Uma das perguntas que a gente mais vê por aí é: como estudar pras provas? O MCCQE1 e o NAC são provas muito distintas, sendo o NAC uma prova prática e o MCCQE1 teórica. Apesar de eu não ter feito o NAC, sei por pessoas que já fizeram que existem materiais específicos pra ela. Nesse post eu vou focar em como se preparar pro MCCQE1.

Na verdade não existe receita de bolo, pois cada um tem seu método de estudo. Aqui eu vou compartilhar a minha estratégia e os materiais de referência que eu conheço (apesar de não ter usado todos eles).

Eu sou o tipo de pessoa que gosta de estudar fazendo resumo e resolvendo questões. Eu não decoro só lendo, por isso fazer questões e resuminhos me ajudam bastante. Eu comecei com o banco de questões do UWorld pro Step2 americano. Sim, fiz questões do banco americano pra prova canadense. Mas por que isso? Por que os comentários das questões são super completos e muito bons! E grande parte do conteúdo é a mesma coisa, o que muda principalmente é ética, a parte medico-legal, epidemiologia e alguma coisa de medicina preventiva. 

Eu resolvia as questões por temas, por exemplo, fazia todas as questões de cirurgia, depois todas as de pediatria, depois todas as de GO e por aí vai. Claro que cada tema eu demorava algumas semanas, não fazia tudo num dia só. Isso porque eu ia resolvendo as questões (normalmente 50 por vez) e depois resumia os comentários. Por isso me tomava tanto tempo. Eu fiz todas as questões de cirurgia, psiquiatria, GO e algumas de pediatria. Clínica fiz algumas também. Minha assinatura expirou quando eu decidi adiar minha prova. Como esse banco de questão era mais caro que o CanadQbank, eu optei por não reassinar, até porque eu já tinha feito a maioria das questões.

Quando eu resolvi retomar meus estudos de verdade cerca de 2 meses antes da minha prova, eu assinei o CanadaQbank. Primeiro porque era mais barato, segundo porque eu queria fazer as questoes de etica, medicina legal, preventiva e epidemiologia canadenses. O banco de questões do CanadaQbank não é tão bom quanto o do UWorld em termos de comentário de questões. Mas ajuda bastante. Dessa vez eu já não precisava resumir, então eu resolvia um tema por semana. No final eu resolvi todas as questões, exceto as de clínica.

Muita gente pergunta: mas as questões são parecidas com as questões da prova? Eu diria que algumas sim, outras não. As questões da minha prova foram bem curtas e objetivas, não teve nada com textão. Também não teve nenhuma pergunta do outro mundo do tipo “qual a alteração encontrada na biópsia de uma lesão X” ou “qual a mutação no gene Z na doença Y”. Foram questões bem clínicas mesmo. Acho que pra quem pode, eu recomendaria começar com o UWorld e depois migrar para o CanadaQbank. Achei que deu certo pra mim.

Mas e livros? O pessoal usa como referência o Toronto Notes. Eu usei a edição de 2018. Se eu li ele todo? Claro que não rsrsrs. Mas eu li os seguintes temas: family medicine, ELOM (etica e medicina legal), geriatria, emergency medicine, epidemiology, preventiva e infectologia. A parte de medicina preventiva eu complementei lendo o site do Canadian Task Force. A parte de ética eu complementei lendo o site do CMA, CMPA e Royal College. Eu comecei a ler o livro Doing it Right, mas não cheguei nem na metade. Mas se você tiver tempo, eu recomendo. E também diria que é mandatório olhar esses sites que eu citei (ali embaixo eu deixo uma lista), principalmente a parte de confidencialidade, substitute decision maker e assistance in dying. 

Uma semana antes da prova eu fiz o simulado do MCC. Eu tava numa dúvida se faria ou não, porque custa um rim! Mas achei melhor fazer (afinal, pra quem veio até aqui e já gastou tanto dinheiro, um esforcinho a mais vale a pena), e no final não me arrependi. Achei super parecido com a prova e o melhor, na minha opinião, foi entender como eles corrigem a parte da tarde. Super recomendo fazerem o simulado (mas tem que ser o completão, que te dá as respostas no final). 

Outra pergunta comum é: “eu ainda não terminei a faculdade no Brasil, mas quero fazer residência no Canadá. Vale a pena eu fazer um cursinho pras provas de residência daqui?” Minha resposta é: depende! Depende de quanto tempo você tem pra estudar, se você tem dinheiro pra pagar um cursinho aí, em quanto tempo você quer vir, se você quer fazer residência no Brasil antes… A única coisa que eu posso dizer é: eu estudei pra residencia no Brasil em 2014 (fiz um ano de curso) e eu ainda lembrava de muita coisa que eu aprendi no cursinho. Então sem dúvida alguma me ajudou. Mas naquela época eu não pensava em fazer as provas canadenses… não sei se eu teria feito diferente caso meu foco fossem as provas daqui. Resumindo, acho que não existe resposta pra essa pergunta… cada caso é um caso e é você que sabe qual o melhor método pra você se preparar para uma prova. 

Bom, aqui eu deixo uma lista com sugestões de referências pra vocês estudarem. Eu não usei tudo que estou listando aqui, mas estou colocando porque sei de pessoas que usaram e recomendaram. No site do MCC você também encontra a lista de referências deles.

Banco de questões:

CanadaQbank – https://www.canadaqbank.com/mccqe-part1.php

UWorld – https://www.uworld.com/step2ck/step2ck_home.aspx

Websites:

      – https://www.cmpa-acpm.ca/serve/docs/ela/goodpracticesguide/pages/index/index-e.html

Youtube:

Livros:

  • Toronto Notes
  • Doing it Right
  • Master the boards step 2 (também é pras provas americanas; dei uma lida em alguns capítulos mas é ultra resumido, achei que falta bastante informação)
  • First Aid

(No site do MCC você encontra outras referências)

Bom pessoal, acho que é basicamente isso. Antes que alguém pergunte, eu não sei de nenhum curso preparatório. A prova mudou esse ano, não sei se os cursos que existem por aí estão atualizados (se você der uma “googlada” você acha alguns)  e também não conheço ninguém que tenha feito curso preparatório. Eu conheço um monte de gente que estudou por conta própria, fazendo questões, e que foram super bem na prova. Gente que já está formada há mais de 15 anos. Então se você se organizar, você consegue, mesmo sem cursinho preparatório. 

E se alguém tiver mais dicas de como se preparar para o MCCQE1, por favor compartilha aqui conosco!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: