O que é o CEDIS?

Pessoal, mais uma vez tenho a honra de ter nosso colega Josue Yang contribuindo para o nosso blog.

Josué percorreu toda a etapa de validacao (ele ja falou aqui no blog sobre isso) e se formou há pouco tempo como médico de familia na McGill, em Montreal.

Hoje ele vem falar pra gente sobre o CEDIS, um programa oferecido no Quebec.

“Decidi hoje escrever sobre a minha experiencia como examinador da prova Cedis que permite aos 24 aprovados 4 meses de estagio pagos, 7 mil dollares ao todo, em dois hospitais, St Marys da Mcgill em ingles e Verdun da université de Montréal em frances. Para fazer essa prova voce tem que tentar o Carms uma vez e nao ser aprovado para residencia. O programa entra em contato com você para fazer a prova. Eu nao fiz a prova então antes de me tornar examinador nao fazia ideia.

A prova sao 6 estações, duas estações de uma hora e 4 estações de 30 min, pode ser historia e exame fisico, ou somente historia com perguntas depois, o interessante é que tem estudantes de medicina canadense que sao voluntarios para fazer a prova e nos dar uma ideia do nivel que nos devemos exigir dos candidatos pois o parâmetro sao eles, se o estudante consegue ir bem na estação então o candidato também deveria conseguir.

Quase todos que conseguem passar no estagio de 4 meses conseguem uma vaga na residência pois eles fornecem cartas de referencia e um certificado.  A prova é em frances e cai o dia a dia de um consultorio de medico de família com questões de todas as áreas envolvidas nas estações, bom frances e empatia sao fundamentais, o programa existe desde 2012 e ja conseguiram colocar no sistema mais de 100 médicos estrangeiros, só lembrando que passar na prova te garante o estagio mas conheço pessoas que não passaram no estagio e não conseguiram entrar na residência pois isso é um red flag.”

Dr Josué Yang, MD CCMF
Médecin de famille
Pra quem quiser mais informacoes, visite: http://cedis.ca/en/index.php

3 comentários em “O que é o CEDIS?

Adicione o seu

  1. Olá.

    Não entendi muito bem a questão do red flag. Fazer o estágio diz que você não foi aprovado no CARMS na primeira tentativa ou não fazer o estágio diz que você não foi selecionado entre os que não passaram no CARMS? Poderia explicar melhor? Outra dúvida: o programa é oferecido comprovando proficiência em francês mas a prática será nos dois idiomas? E como funciona o estágio, é tipo um internato supervisionado? Muito obrigada!

    Curtir

  2. Olá

    Sou Guilherme e venho estudando o processo para exercer a medicina há 2 anos, e me planejando desde então. Tenho algumas duvidas especificas sobre como conseguir electives (sou residente de clinica medica). Existe algum email que eu possa enviar minhas duvidas?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: