Estudando pro IELTS

Uma das etapas mais importantes pra quem deseja vir pro Canadá é a prova de proficiência em Inglês (excluindo pra quem quer ir pro Quebec, lá quem manda é o Francês).

Pra quem vai seguir pelo meio acadêmico (leia-se residencia, fellow, mestrado ou doutorado), o teste exigido é o IELTS academic. Nao tem por onde escapar… a maioria das instituicoes nao aceita mais o TOEFL… Entao vamos focar no que realmente importa: como conseguir tirar no minimo 7 em cada componente do IELTS.

afraid of IELTS

Pra quem ainda nao sabe como essa prova funciona, vou dar uma breve explicada aqui. Primeiro: existem 2 IELTS. O Academic e o General. A diferenca entre eles esta no reading e no writing. No reading, os textos do Academic sao mais acadêmicos (perdoem-me a redundancia), uma leitura um pouco mais pesada pra quem nao esta acostumado. No general, os textos sao bem mais fluidos. E no writing o que muda é a primeira tarefa. No Academic, voce tem que interpretar um grafico ou mapa ou diagrama ou tabela. No general geralmente voce tem escrever uma cartinha. A segunda tarefa do writing é igual nas duas provas.

Independente do formato (general vs academic), a prova tem 4 componentes: listening, speaking, reading e writing. No listening sao 40 questoes, onde voce vai ouvindo algumas conversas e escervendo ou marcando as respostas no papel. No final voce tem uns minutinhos pra transcrever suas respostas numa folha de resposta. No reading também sao 40 questoes, voce vai lendo os textos e respondendo. Voce tambem tem que transcrever suas respostas pra folha de respostas, mas voce nao tem tempo extra pra isso. O writing é composto por 2 textos: um de no minimo 150 palavras, e o outro texto, e o que tem mais peso, é uma redação de no minimo 250 palavras, na qual voce tem que seguir uma receitinha de bolo. O speaking tem 3 sessoes: uma onde o examinador te faz umas perguntas genéricas sobre voce (se vc estuda ou trabalha, sobre sua cidade natal, sua vizinhanca, se voce prefere clima quente ou frio), uma onde voce tem que falar sem parar por 2 minutos (odeio essa parte!) e outra onde ele faz perguntas sobre um tema especifico, geralmente relacionado ao tema da 2a parte.

Enfim, o objetivo desse post nao é exatamente explicar como a prova funciona, mas sim dar dicas de sites e recursos pra voces se prepararem. Vocês verão que ao começar a fuçar esses sites voces entenderão melhor como funciona a prova.

Então por onde estudar???

Meu site favorito: http://ieltsliz.com/ Leiam ele de cabo a rabo!!!!! Todas as dicas que ela dá são super preciosas. Nesse site você vai aprender a receitinha de bolo pra fazer o writing. Porque cá entre nós, essa prova não avalia o quanto você sabe de inglês de verdade, especialmente no writing, mas sim se você sabe seguir o estilo que eles querem. Então nada de achar que sabe escrever em inglês, por mais que você saiba rsrsrs. Vai la conferir a receita do bolo. Ela também sugere varios temas pra você treinar o writing e o speaking. Treinem, treinem muito!

Se seu calcanhar de aquiles é o writing (assim como é o meu e da maioria que eu conheço), um site bem legal onde você pode colocar suas redaçoes pra serem corrigidas é o https://writeandimprove.com/ Só uma dica: no IELTS, você escreve a redaçao na munheca. Entao escreva na mao mesmo, e so depois digite o texto pra ser corrigido. Você tem que pegar prática pra ter noçao do tamanho da sua redaçao e pra fazer tudo no tempo. Que aliás, é bem apertado. Outro detalhe, queridos colegas médicos: caligrafia! Nada de letra de médico na hora da redaçao, senao você perde pontos se eles não entenderem o que você escreveu. Uma outra dica útil é fazer o download da pagina que é usada na prova, assim vocês podem usá-la pra ter noçao do tamanho e nao precisar ficar contando palavras no final.

Outros sites que já foram recomendados por colegas meus que estavam estudando pro IELTS:

https://ielts-simon.com/

http://ielts-up.com/

https://ieltsonline.com.au/

https://www.ielts-exam.net/

Alguns canais do YouTube também já foram recomendados, como os da Liz, do Jay e da Emma. Lá você também acha videos com os testes de listening.

Acho que é isso pessoal! Foca no IELTS, aprenda as receitinhas de bolo, pratique bastante que vai dar tudo certo.

Se você tiver mais alguma sugestão pra ajudar a se preparar para o IELTS, não deixe de comentar aqui. E boa sorte!

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: