Medical Office Assistant como carreira alternativa ou de transição

medical office assistant

Hoje assisti uma palestra de um IMG (international medical graduate, i.e. médico que se formou fora do Canadá) sobre a carreira de Medical Office Assistant como uma opção para aqueles que estão no processo de revalidação, ou que não querem revalidar, mas querem continuar no meio médico. Interessante que ele usou o termo “transitional career”, isto é, uma carreira de transição para os que acabaram de chegar no Canadá e estão buscando a tão sonhada carreira médica.

Mas do que se trata esse cargo?

O Medical Office Assistant é o profissional que auxilia o médico ou outro profissional de saúde (dentista, fisioterapeuta, etc) no consultório ou hospital. Ele faz desde a parte de atendimento inicial ao cliente, a agendamento de consultas, parte burocrática até anamneses direcionadas, dependendo da clinica. É uma profissão que requer excelente habilidades interpessoais e organizção.

E como isso pode agregar ao médico que está buscando revalidar o diploma aqui?

Em primeiro lugar, o profissional lida diretamente com os pacientes. Isso faz com que ele desenvolva habilidades de comunicação com o paciente, o que com certeza ajudará em provas práticas como o NAC. Além disso (e cá entre nós, o mais importante), é que esse profissional estará em contato com vários outros médicos. E aqui no Canadá o famoso “QI” (quem indica, também conhecido por aqui como networking) é extremamente importante. Esse contato com médicos pode abrir portas para um futuro clinical trainee, um tipo de estágio supervisionado. E sem duvida nenhuma um clinical trainee ajuda a dar uma impulsionada no currículo do IMG na hora de concorrer a uma vaga de residência medica por aqui.

Mas alguém pode perguntar: se eu for pra entrevista eu devo dizer que eu quero validar meu diplma? Será que vou ser contratado se eu falar isso? Bom , essa pergunta surgiu na palestra hoje. E o que o palestrante respondeu foi o seguinte: eles não vao te contratar se acharem que você vai ficar pouco tempo. Então seja sincero. Se for seu caso, diga que quer validar sim, mas que é um processo demorado, que você deve demorar de 3 a 5 anos para chegar lá. Assim nao vai ter porque ele nao te contratar.

E o salário?

Lógico que essa é uma das primeiras perguntas que vem a mente, certo? Especialmente pra quem mora em Vancouver, cidade com custo de vida bem alto. Segundo dados do Work BC, o salário medio de um Medical Office Assistant fica em média 20 dólares/hora (atualmente o salario mínimo de BC é 12.65/hora), podendo chegar a mais de 25/hora.

Como conseguir uma vaga?

Nessa palestra que eu assisti hoje, o palestrante recomendou fazer um curso. Ele recomendou o curso do Accelerated Career Institute. É um curso de 5 meses de duração, mas para os IMGs ele dura apenas 3 meses e custa 4 mil dólares. Atualmente é oferecido uma vez ao ano, começando em janeiro. Para se inscrever nesse curso são necessárias a cópia do historico escolar da Faculdade de Medicina e uma prova de proficiência de inglês (IELTS, TOEFL ou LINC – essa última ele recomendou fortemente por ser mais fácil que o IELTS). Nesse curso especificamente os alunos tem uma carga horaria relativamente alta de prática em diferentes cenários clinicos, o que faz ter uma vivência de diferentes cenários e também ajuda a reforçar a rede de pessoas conhecidas e a garantir um emprego.  Só pra deixar claro aqui: eu nao conheço esse curso e nao estou ganhando nada para divulgá-lo. So achei interessante compartilhar a informação que ouvi hoje com vocês. Pode ser que alguem se interesse…

Para aqueles que não desejam revalidar o diploma, essa carreira também pode ser bastante interessante. Um profissional que inicia como Medical Office Assistant pode acabar virando um Clinical Manager, cujo salário chega a aproximadamente 80 mil dólares ao ano.

Enfim, pessoal… fica ai mais uma dica praqueles que estão pensando em uma carreira alterantiva em definitivo ou durante o processo de revalidação. O processo não é fácil e nem rápido, então é sempre bom termos cartas na manga.

Boa sorte a todos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: