O que muda no processo de revalidação a partir de 2019? – o fim do MCCEE

A partir de 2019 o MCCEE deixará de existir. O MCCEE era uma das provas requeridas pelo MCC para os médicos que se graduavam fora do Canadá. Era o primeiro de uma série de provas, e era pré-requisito para todas elas.

rip mccee

A partir de agora, os médicos formados fora do Canadá que desejam validar seu diploma e concorrer a uma vaga de residência médica deverão fazer somente duas provas: o MCCQE1 e o NAC. O MCCQE2 não é obrigatório para se inscrever na residência, pois esse exame também é feito pelos medicos canadenses ao final da residência médica.

Mas afinal, o que vai mudar?

Em primeiro lugar, uma prova a menos quer dizer um custo (leia-se 1800 CAD) a menos e um estresse a menos. Além disso, antes o MCCQE1 era oferecido apenas 2 vezes ao ano. Em 2019 ele será oferecido 4 vezes ao ano, (a partir de abril/maio), e em 2020 a previsão é dele ser oferecido 5 vezes ao ano. A princípio as provas de 2019 serão nas seguintes datas: 12 de abril a 15 de maio, 8 a 26 de julho, 9 a 27 de setembro e 28 de outubro a 15 de novembro. Ainda nao está claro quantas provas serão disponibilizadas nesses períodos. Em dezembro o MCC vai liberar as datas especificas das provas, aí eu atualizo aqui. O valor atual é de 1230 doletas canadenses.

Outra novidade é que o MCCQE1 poderá ser feito em mais de 80 países (antes só podia ser feito no Canada), e o Brasil está incluido na lista! O teste será oferecido pela empresa Prometrics, que possui 6 centros de provas no Brasil. Acredito que os locais serão os mesmos onde era possivel fazer o MCCEE.

Como funciona o MCCQE1?

O MCCQE1 é uma prova de um dia de duração, toda feita no computador. Pela manhã são 210 questões múltipla-escolha, e a duração dessa parte do exame é de 4 horas. O MCC sugere que o cadidato gaste não mais que 1 minuto e 14  segundos em média para cada questão. Antes, o teste era dividido em sessões, mas a partir de agora será um só bloco de questões. Você pode marcar questões e voltar para elas a qualquer momento durante a fase de questões múltipla-escolha.

Na parte da tarde as questões compreendem a avaliação do “clinical decision-making” (CDM) com 38 casos compreedendo um total de 65-75 questões curtas, com respostas discursivas, porém diretas. O MCC recomenda que o candidato não gaste mais que 5 minutos e 50 segundos por caso (e não por questão!). Casos com três ou mais questões talvez exijam mais tempo, ao passo que casos com somente uma questão levarão menos tempo para ser respondido. Cinco minutos e 50 segundos é uma média sugerida por eles. O candidato poderá marcar as questões que ficou em dúvida e voltar a elas a qualquer momento durante a fase de questões discursivas. Note bem que na parte da tarde o candidato não terá mais acesso às questões múltipla-escolha realizadas pela manhã.

O teste avalia sua performance em 2 categorias principais: 1) dimensões do cuidado, cobrindo o espectro do cuidado médico, e 2) atividades médicas, as quais refletem as atitudes e práticas do médico. Exista uma tabela onde eles explicam o peso de cada componente da prova. Se você quiser saber em detalhes, dê uma olhada no site do MCC (clique aqui).

O exame acaba quando o candidato finaliza e submete as respostas ou quando o tempo acaba, o que ocorrer primeiro.

Entre o período da manhã e da tarde existe um intervalo mandatório de uma hora de duração para o almoço.

 Como faço para me inscrever no MCCQE1?

Após você criar uma conta no Physicians Apply e verificar a autencidade do seu diploma, você pode aplicar para o MCCQE1 através da sua conta do Physicians Apply.

Se você já graduou, pode dar entrada no processo normalmente. Se você ainda é estudante, você pode aplicar até 15 meses antes da data prevista da sua graduação.

Se você quiser tirar mais dúvidas, não deixe de conferir o site do MCC!

E boa sorte na revalidação!

 

Fonte: https://mcc.ca/examinations/mccqe-part-i/

 

Anúncios

6 comentários em “O que muda no processo de revalidação a partir de 2019? – o fim do MCCEE

Adicione o seu

  1. Oi! Tanta saudade! Eu quero te agradecer porque você tem um site perfeito para todos os médicos de LA! Eu só tenho uma pergunta, qual é a idade mínima para entrar na residência?…

    Curtir

    1. Toronto Notes, banco de questoes online do Canada Q Bank, banco de questoes do CK step 2 no Uworld (esse ultimo é pras provas americanas, mas é muito bom pra quem ta ha muito tempo sem estudar).
      Vou ver se escrevo um post sobre isso….

      Curtir

  2. Ei, tudo bem? me formo no final de 2020 e queria muito saber se vocês conhecem algum curso preparatório no brasil para a prova – online ou não, tinha pensado no medcurso, mas acho que alguns protocolos são bem diferentes. Moro em BH, então vi que posso fazer o primeiro lá. Outra coisa, posso fazer o NAC e já me mudar logo que passar para fazer a residente e fazer o MCCQE2 no final? tenho direito ao salario da residencia normalmente mesmo sem a licença do conselho?

    Curtir

    1. Oi Luiza.
      Nao conheco nenhum curso preparatorio no Brasil. Minha humilde opiniao: apesar de algumas condutas serem diferentes, e do MCCQE1 abordar mais coisas (tipo psiquiatria, etica e epidemiologia canadense), acho que vale a pena fazer o Medcurso sim, pois vai te dar uma base muito boa pras outras disciplinas. Pq tem muita coisa em comum, a base e a mesma.
      Sobre se mudar logo depois do NAC, nao se esqueca que pra aplicar pra residencia vc precisa ter o PR (permanent resident visa).
      E o MCCQE2 normalmente as pessoas fazem no final da residencia sim.
      Sobre o salario e a licenca… pra vc atuar como medica aqui, mesmo durante a residencia, vc precisa da licenca do CPS (como se fosse nosso CRM). A diferenca é que durante a residencia ou um fellowship, vc ganha uma licenca restrita e temporaria… so depois que vc termina a residencia e faz algumas provas é que vc ganha full license.
      Espero ter tirado todas as suas duvidas.
      Boa sorte no processo!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: