A partir de 2019 o MCCEE deixará de existir. O MCCEE era uma das provas requeridas pelo MCC para os médicos que se graduavam fora do Canadá. Era o primeiro de uma série de provas, e era pré-requisito para todas elas.
A partir de agora, os médicos formados fora do Canadá que desejam validar seu diploma e concorrer a uma vaga de residência médica deverão fazer somente duas provas: o MCCQE1 e o NAC. O MCCQE2 não é obrigatório para se inscrever na residência, pois esse exame também é feito pelos medicos canadenses ao final da residência médica.
Mas afinal, o que vai mudar?
Em primeiro lugar, uma prova a menos quer dizer um custo (leia-se 1800 CAD) a menos e um estresse a menos. Além disso, antes o MCCQE1 era oferecido apenas 2 vezes ao ano. Em 2019 ele será oferecido 4 vezes ao ano, (a partir de abril/maio), e em 2020 a previsão é dele ser oferecido 5 vezes ao ano. A princípio as provas de 2019 serão nas seguintes datas: 12 de abril a 15 de maio, 8 a 26 de julho, 9 a 27 de setembro e 28 de outubro a 15 de novembro. Ainda nao está claro quantas provas serão disponibilizadas nesses períodos. Em dezembro o MCC vai liberar as datas especificas das provas, aí eu atualizo aqui. O valor atual é de 1230 doletas canadenses.
Outra novidade é que o MCCQE1 poderá ser feito em mais de 80 países (antes só podia ser feito no Canada), e o Brasil está incluido na lista! O teste será oferecido pela empresa Prometrics, que possui 6 centros de provas no Brasil. Acredito que os locais serão os mesmos onde era possivel fazer o MCCEE.
Como funciona o MCCQE1?
O MCCQE1 é uma prova de um dia de duração, toda feita no computador. Pela manhã são 210 questões múltipla-escolha, e a duração dessa parte do exame é de 4 horas. O MCC sugere que o cadidato gaste não mais que 1 minuto e 14 segundos em média para cada questão. Antes, o teste era dividido em sessões, mas a partir de agora será um só bloco de questões. Você pode marcar questões e voltar para elas a qualquer momento durante a fase de questões múltipla-escolha.
Na parte da tarde as questões compreendem a avaliação do “clinical decision-making” (CDM) com 38 casos compreedendo um total de 65-75 questões curtas, com respostas discursivas, porém diretas. O MCC recomenda que o candidato não gaste mais que 5 minutos e 50 segundos por caso (e não por questão!). Casos com três ou mais questões talvez exijam mais tempo, ao passo que casos com somente uma questão levarão menos tempo para ser respondido. Cinco minutos e 50 segundos é uma média sugerida por eles. O candidato poderá marcar as questões que ficou em dúvida e voltar a elas a qualquer momento durante a fase de questões discursivas. Note bem que na parte da tarde o candidato não terá mais acesso às questões múltipla-escolha realizadas pela manhã.
O teste avalia sua performance em 2 categorias principais: 1) dimensões do cuidado, cobrindo o espectro do cuidado médico, e 2) atividades médicas, as quais refletem as atitudes e práticas do médico. Exista uma tabela onde eles explicam o peso de cada componente da prova. Se você quiser saber em detalhes, dê uma olhada no site do MCC (clique aqui).
O exame acaba quando o candidato finaliza e submete as respostas ou quando o tempo acaba, o que ocorrer primeiro.
Entre o período da manhã e da tarde existe um intervalo mandatório de uma hora de duração para o almoço.
Como faço para me inscrever no MCCQE1?
Após você criar uma conta no Physicians Apply e verificar a autencidade do seu diploma, você pode aplicar para o MCCQE1 através da sua conta do Physicians Apply.
Se você já graduou, pode dar entrada no processo normalmente. Se você ainda é estudante, você pode aplicar até 15 meses antes da data prevista da sua graduação.
Se você quiser tirar mais dúvidas, não deixe de conferir o site do MCC!
E boa sorte na revalidação!
Fonte: https://mcc.ca/examinations/mccqe-part-i/
Oi! Tanta saudade! Eu quero te agradecer porque você tem um site perfeito para todos os médicos de LA! Eu só tenho uma pergunta, qual é a idade mínima para entrar na residência?…
CurtirCurtir
Oi Sofia, que bom que esta gostando do blog!
Sobre sua pergunta: Sem idade minima… =)
CurtirCurtir
olá, muito bom seu blog, tem me ajudado demais.Parabéns. Gostaria de saber se tem algum material por onde se possa estudar pra as provas do MCCQE1? obrigada
CurtirCurtir
Toronto Notes, banco de questoes online do Canada Q Bank, banco de questoes do CK step 2 no Uworld (esse ultimo é pras provas americanas, mas é muito bom pra quem ta ha muito tempo sem estudar).
Vou ver se escrevo um post sobre isso….
CurtirCurtir
Ei, tudo bem? me formo no final de 2020 e queria muito saber se vocês conhecem algum curso preparatório no brasil para a prova – online ou não, tinha pensado no medcurso, mas acho que alguns protocolos são bem diferentes. Moro em BH, então vi que posso fazer o primeiro lá. Outra coisa, posso fazer o NAC e já me mudar logo que passar para fazer a residente e fazer o MCCQE2 no final? tenho direito ao salario da residencia normalmente mesmo sem a licença do conselho?
CurtirCurtir
Oi Luiza.
Nao conheco nenhum curso preparatorio no Brasil. Minha humilde opiniao: apesar de algumas condutas serem diferentes, e do MCCQE1 abordar mais coisas (tipo psiquiatria, etica e epidemiologia canadense), acho que vale a pena fazer o Medcurso sim, pois vai te dar uma base muito boa pras outras disciplinas. Pq tem muita coisa em comum, a base e a mesma.
Sobre se mudar logo depois do NAC, nao se esqueca que pra aplicar pra residencia vc precisa ter o PR (permanent resident visa).
E o MCCQE2 normalmente as pessoas fazem no final da residencia sim.
Sobre o salario e a licenca… pra vc atuar como medica aqui, mesmo durante a residencia, vc precisa da licenca do CPS (como se fosse nosso CRM). A diferenca é que durante a residencia ou um fellowship, vc ganha uma licenca restrita e temporaria… so depois que vc termina a residencia e faz algumas provas é que vc ganha full license.
Espero ter tirado todas as suas duvidas.
Boa sorte no processo!
CurtirCurtir
Bom dia.
O site é sensacional.
Muito obrigado pelas dicas.
Por acaso há uma lista do que é cobrado na MCCQE1? Como já foi falado em uma resposta acima, um desses cursos tipo Medcurso/Medcel já resolveria juntamente com a resolução do banco de questões do Canada Q Bank?
Grato.
CurtirCurtir
Voce pode achar mais informacoes sobre o que é cobrado no site do MCC. Tem um link aqui pras referencias de materias: https://mcc.ca/examinations/list-of-suggested-reference-materials/
Eu acho que um curso tipo Medcurso ajuda sim, mas vc sem duvida tem que treinar questoes em ingles e tb estudar psiquiatria (nao cai nas provas de residencia do BR), epidemiologia das doencas aqui no Canada e a parte de etica.
CurtirCurtir
Olá! Primeiro parabéns pelo blog! Gostaria de tirar algumas dúvidas …no caso há algum livro específico para estudar para o teste( assim como há para usmledos USA)? E a depender do desempenho na prova,isso pode ser mal visto e prejudicar o candidato em outras tentativas? E caso queria refazer o internato ha um tempo limite após formado, e uma média de gasto ?!
CurtirCurtir
Tem o Toronto Notes e Doing it Right (livro da parte de etica, que tem caido muito ultimamente). Se vc for mal na prova e nao atingir a nota de corte, vc pode refazer. Aaaaaacho que isso nao te prejdica. Mas se vc passar com uma nota ruim, isso te prejudica sem duvida, pois sua nota conta no processo de aplicacao pra residencia (a nota nao é o unico criterio, mas sem duvida uma nota ruim conta contra).
Sobre sua segunda pergunta, nao sei te dizer.
CurtirCurtir
Ia te perguntar exatamente isso. Hahaha fico no aguardo do post. Por enquanto estou usando esses. Querja saber se alguém conhece o banco de questões Amboss (mais barato que o uworld). E se alguem usa tb os livros do step 3 da prova americana. Obrigada
CurtirCurtir
Oi Leticia, nao conheco o Amboss… Sei de gente que usa o step3 sim, mas acho que pro QE1 step 2 é mais indicado, pq nao cai muita coisa de tratamento.
CurtirCurtir
Queria clmentar aqui também sobre um cursinho que descobri recentemente e chama IMG tutor. Caso alguem queira dar uma olhada (não me inscrevi e não conheco ninguem que tenha feito), mas vale a pena informar!
CurtirCurtir
Obrigada, vou dar uma olhada!
CurtirCurtir
Oi Letícia, tudo bem? adorei as dicas que deixou aqui, obrigada por compartilhar conosco. Você chegou a contratar o cursinho? Além disso, vc teria o pdf do livro de ética que foi citado?
CurtirCurtir
Olá, venho acompanhando o site há um tempo, as dicas são muito boas. Ainda estou no primeiro ano da faculdade, mas gostaria de tirar algumas dúvidas.
Existe alguma maneira de conseguir o PR mais rapidamente após ter passado no MCCQE1 e no NAC? Você tem alguma dica para isso?
Penso em iniciar o meu processo de revalidação nos últimos 15 meses da graduação, como indicado que é possível, e logo após passar, iniciar a tentativa da PR. (O que vc acha?)
Porém já li algumas coisas e o processo parece ser muito longo e burocrático, então gostaria de saber de que maneiras consigo “agilizar” isso, já tendo feito o MCCQE1 e o NAC. Afinal, sabemos que esse processo de revalidação e residência é bem caro, e trabalhar no Brasil com o diploma de medicina é essencial pra juntar a grana necessária. O que voce indica? Passar 1 ou 2 anos trabalhando no Brasil enquanto faço as provas, junto a grana e vou pro Canadá com a cara e a coragem pra tentar a PR e a residência? rss
Desde já agradeço!
CurtirCurtir
O PR independe do QE1 e do NAC… da uma olhada no site do governo canadense que vc vai achar mais informacoes sobre isso. E o fato de fazer as provas nao te ajuda com o PR.
Acho que trabalhar pra juntar uma grana depois de formado é quase essencial, pois tudo requer muito dinheiro, nao é um processo barato, muito menos se mudar pra ca… Acho que logo apos de formada vc pode ir trabalhando e construindo um bom curriculo, fazer muitas atividades voluntarias em locais rurais e remotos (tipo expedicoes pra Amazonia), trabalhar como medica de familia, tudo isso vai ajudar e muito no seu curriculo.
De verdade, eu nao viria sem PR, sem dinheiro e sem experiencia, pq so vai ser mais longo e doloroso pra vc. Se programar pra isso, inclusive financeiramente, é essencial.
Espero ter ajudado.
CurtirCurtir
Olhando os comentários acima faço para os brasileiros a sugestão do curso online do :www.usmle.com.br
CurtirCurtir
Oi, obrigado por compartilhar seu conhecimento sobre o assunto! Uma dúvida, vi que a partir de 2023, o ECFMG aceitaria apenas escolas acreditadas no Saeme. Essa informação procede, como funciona? Vale ainda usar o recurso de graduandos começarem o processo 15 meses antes de se formarem, no caso, antes de 2023, em escolas médicas não acreditadas ainda?
CurtirCurtir
Pelo visto vc sabe mais que eu! Estou totalmente por fora disso!
CurtirCurtir
Sucesso pra vc tb!!!
CurtirCurtir
Boa tarde, fiquei com uma dúvida após algumas pesquisas. Eu posso entrar pra residência no Canadá só tendo feito o MCCQE1 e o NAC? E após o final da residência no Canadá, posso tentar então o MCCQE2?
Ou após ter feito o MCCQE1, logo em seguida é necessário fazer o E2?
CurtirCurtir
Você não precisa fazer o QE2 logo depois do QE1…. pode fazer so no final da residencia.
CurtirCurtir
Olá, primeiro parabens! o blog é sensacional. Tenho ainda algumas dúvidas, talvez voce consiga ajudar. posso realizar o NAC com qual intervalo do QE1, e me inscrever depois para a residencia até quanto tempo? ou tem todos que serem feitos no mesmo ano/periodo?
CurtirCurtir
Oi Iasmin,
não precisa fazer tudo no mesmo ano, mas se nao me engano (tenho que confirmar essa informação), você tem uma janela de 5 anos.
Eu vou dar uma conferida e postar lá no instagram @mbnocanada. Segue a gente lá tb!
CurtirCurtir
Boa noite, muito obrigado pelo post e pelos ensinamentos. Gostaria de saber se o processo de validação do diploma pode ser feito antes da conclusão da faculdade.
CurtirCurtir
Eduardo, eu sei que antigamente vc podia fazer a prova MCCEE antes de terminar a faculdade, no último ano. Mas agora eu nao tenho certeza.
CurtirCurtir
Olá, parabéns pelo blog
Como funciona para médicos que já tem especialidades? Tenho cirurgia geral e urologia e 15 anos de pratica, estou procurando a imigração por questão de qualidade de vid
CurtirCurtir
Acho q o ideal seria voce tentar um fellowship. Nao te garantw 100% um emprego depois, mas pode te abrir portas.
CurtirCurtir