Recrutement Santé Québec para médicos

Oi, pessoal! Ando sumida, eu sei. Realmente o blog tem fico em 5o, 6o plano na minha vida nesse momento…

Mas como sou muito sortuda e tenho muitos amigos espalhados por ai, hoje temos um post escrito pela queridissima Debora, médica assim como nós, que está morando em Quebec e esta no processo da revalidaçao do diploma. Ela vai falar um pouquinho do programa de recrutamento de médicos na provincia de Quebec. Entao se seu frances e fluente, tai uma opcao pra vc.

(desculpem a falta de acentos, meu computador ta todo desconfigurado…)

Obrigada, Debora!

Bonjour à tous et à toutes,

Hoje vou falar um pouco sobre o processo Recrutement Santé Québec para médicos, que na verdade tem uma ideia parecida do mais médicos no Brasil, mas nao nos iludemos, esse processo nao é um atalho para a tao sonhada permi de trabalho no Canada, mas é bom saber que existem alternativas ao processo de equivalencia. E essa alternativa nao sao para todos os medicos, e sim para os que detem residencia em areas de carencia no Quebec. Citarei abaixo quais sao.

Além de ser a unica provincia onde o frances é a lingua predominante, leia-se quase exclusiva, é uma bela regiao, com cultura e tradiçoes fortes, com um povo que tem orgulho da historia de luta para preservar o frances, que diga-se de passagem, nao é o mesmo francês da França. Mas sim o francês arcaico, ligado as origens da lingua francesa, e com alguns anglissismos, herança da época que a Inglaterra dominou essa parte do Canada. Tem um inverno rigoroso, principalmente nas regioes mais remotas, e é para la que as pessoas selecionadas nesse tipo de recrutamento vao. Esses locais, apesar de pequenos, isolados e frios geralmente contam com hospitais bem equipados, equipes treinadas, muito diferente do interior do Brasil.

Entao, chega de historia e vamos ao processo.

Primeiro ponto, esse processo da direito a uma permissao de trabalho restrita, em que o médico so é autorizado a trabalhar na regiao que o governo designou. Se ele , apos todo o processo que falarei abaixo, for selecionado, sera avaliado periodicamente pelo governo e apos 5 anos de trabalho nesse local, recebera a permissao de trabalho para outras regioes do Québec.

Entao, ciente de tudo isso, o passo a passo é :

  1. Ser especialista das seguintes areas : anatomopatologia, cirurgia plastica, dermatologia, geriatria, gerontopsiquiatria, medicina de familia (ter residencia comprovada), oncologia, psquiatria de infancia e adolescencia, reumatologia.
  2. Fazer a inscriçao no site recrutement santé Québec (http://www.msss.gouv.qc.ca/professionnels/medecine-au-quebec/diplomes-internationaux/etape-1/).

Esse  formulario que deve ser preenchido, assinado e enviado segundo as coordenadas. Em frances, nao existe isso de em Quebec alguem consegue trabalhar falando ingles. Ainda mais em regioes do interior que sao o foco do programa, e e um bom frances.

http://www.msss.gouv.qc.ca/professionnels/documents/diplomes-internationaux/Formulaire_inscription_RSQ.pdf

  1. Anexo a esse formulario, deve-se enviar o curriculum vitae segundo o modelo proposto no site.

Apos isso, a candidature sera analisada. Durante essa analise, o candidato nao pode parar de exercer a especialidade indicada durante 12 meses em 2 anos.  Por exemplo, se o médico se candidatou em 31 de julho , ele tem um ano sem trabalhar para conseguir uma regiao que patrocine sua vinda ao Quebec e nao somente isso, dentro desse um ano sem trabalhar deve passar no primeiro exame do colegio de medicina do Canada. Que é o ponto tres, se nao, no primeiro de agosto do ano seguinte a candidatura dele nao sera mais valida, mas se ele continua a exercer a especialidade e comprova dentro desse periodo, a candidatura continua valida.

  1. Se o medico teve o curriculo e demanda aprovadas, essa candidature sera enviada a todas as regioes de demanda e que desejam patrocinar um medico do exterior. Lembrando que para se candidatar nao precisa ter nenhum visto, se a regiao decidir patrocinar esse candidato, ela solicitara e emitira o visto de trabalho para o medico.
  2. Alem de ter o curriculo e candidatura aprovadas, o medico em questao devera ser aprovado no primeiro exame do colegio de medicina do Canada (antes o MCCEE, a partir de novembro de 2018 o MCCQE1    https://mcc.ca/fr/examens/eecmc/), ou no UMSLE step 2 (processo americano – http://www.usmle.org/step-2-ck/)

O candidato tem a opcao de fazer um desses exames antes ou depois de ser escolhido por uma regiao, logico que o fato de fazer e ser aprovado aumenta as chances de ser selecionado. Mas tambem o fato de ser aprovado nao garante que alguma regiao cha,e para entrevistas e possiveis seleçoes.

  1. Essa etapa nao é uma etapa posterior mas sim simultanea as etapas 1 e 2. Abrir uma conta e enviar os documentos para a analise no physiciens apply, https://inscriptionmed.ca/

Se os documentos enviados nao forem considerados corretos ou legais no physicians apply, por mais que a pessoa seja selecionada, automaticamente tera sua candidatura considerada invalida.

  1. Outra etapa tambem simultanea que aumenta as chances de seleçao, pricipalmente se o candidato nao conhece ninguem em nenhuma cidade de Quebec que deseja patrocina-lo.

Fazer o exame de conhecimento de lingua francesa, e amigos, nao é o TFE nem outro internacional, é o exame de conhecimento do frances québécois, que é feito pelo governo de Québec. http://www.oqlf.gouv.qc.ca/francisation/ordres_prof/ordres.html

A importancia desse exame pode ser vista no site do colégio de medicina do Québec, http://www.cmq.org/

  1. Se o candidato passou em todas essas etapas, ele tera direito a um estagio nao remunerado de 3 meses de duraçao na regiao indicada pelo colegio de medicina do Quebec , diferente da regiao que selecionou o candidato para patrocina-lo. Nessa etapa, sera emitido uma permi de trabalho temporaria, serao tambem feitos exames medicos do candidato, protocolares. Essa etapa é de competencia e responsabilidade exclusiva do colegio de medicina do Quebec que faz toda a avaliaçao do candidato.
  2. Depois disso tudo, ufa, o candidato que consseguiu sucessi em todas as etapas, tera direito a permissao de trabalho restrita, sendo que para emiti-la, a regiao devera enviar ao governo de Quebec o por que de estar contratando um médico do exterior e tambem o impacto positivo dessa contrataçao para ser emitida uma permissao de trabalho pelo governo. Apos isso, o candidato fara uma demanda de permissao de trabalho ao departamento de imigraçao do Canada, durante o periodo de contrataçao, porque nao basta ter a licenca restrita para trabalho medico, se o candidato nao é residente permanente do Canada, ele precisa ter um visa de trabalho valido. http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/employeurs/embaucher-temporaire/etapes-suivantes.html
  3. Depois disso tudo, pronto, o medico esta liberado para vir trabalhar no Quebec e apos 5 anos, podera fazer a transicao para a permissao de trabalho aberta e durante esse processo, podera dar entrada a residencia permanente no Canada.

É isso meus amigos,    nos links citados estao todas as informaçoes, em frances é claro. Sucesso nas pesquisas.

2 comentários em “Recrutement Santé Québec para médicos

Adicione o seu

  1. Bom dia, tudo bem??

    Em primeiro lugar, parabéns pelo blog! Sensacional todas as informações que tem aqui.
    Tenho uma dúvida, não sei se tu consegue me ajudar ou não hehe mas olha só.. Como funciona para alguém que já é subespecialista no Brasil?

    Por exemplo, sou oftalmologista e realizei fellow em Retina clínica e cirúrgica. Realizei a prova de título aqui (do CBO) e também do ICO (International Coucil of Ophthalmology). Será que o passo a passo é o mesmo? Ou será que por essas qualificações o caminho é menor?

    Agradeço desde ja !! Muito sucesso na tua jornada aí!

    Um abraço

    Curtir

    1. Lucas, infelizmente o passo a passo é o mesmo.
      Todas as suas qualificacoes provavelmente te ajudarao a conseguir um fellowship aqui. Pq vc nao considera essa opcao? Ela nao garante que vc continuara exercendo a medicina aqui depois que o fellow terminar, mas com certeza vai te abrir portas.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: