AFINAL, QUANTO GANHA UM MÉDICO NO CANADÁ?

Uma pergunta que sempre está presente nos grupos sobre médicos brasileiros que querem atuar no Canadá é: qual é o salário médio de um médico no Canadá? Antes de eu iniciar o texto sobre o assunto, deixe-me pontuar uma coisa: não podemos comparar o custo de vida no Canadá com o custo de vida no Brasil. No Brasil, apesar de pagarmos altíssimos impostos, também temos que pagar pelas escolas dos nossos filhos, planos de saúde astronômicos, inglês, esportes, etc, etc, etc. No Canadá, as crianças acima de cinco anos até completarem o high school não pagam escola. O que se paga de seguro saúde é infinitamente mais barato do que se paga no Brasil. Apesar de nas principais cidades o custo com aluguel ser relativamente alto, de maneira geral o custo total não é tão alto se comparado às grandes cidades brasileiras (existem vários blogs e canais no YouTube que abordam esse assunto de custo de vida, não vou ficar discorrendo sobre isso aqui).

Outra coisa que vale a pena citar resumidamente é que no Canadá ou o médico recebe do governo ou ele recebe o pagamento direto do paciente. O médico que recebe do governo não pode cobrar consulta particular, nem pode cobrar a mais pela consulta (extra-billing), mesmo no seu consultório. Em outro post irei abordar um pouco melhor como funciona o sistema de saúde canadense, mas por ora basta vocês saberem desse pequeno detalhe.

Dito isso, vamos ao que interessa: quanto ganha um médico no Canadá? Assim como no Brasil, os salários variam de acordo com a especialidade e com a região onde o médico trabalha.

Segundo o último relatório do Canadian Institute for Health Information, publicado em 2017, a média do pagamento bruto anual aos médicos (definido com os pagamentos a serviços médicos assegurados pelos planos de saúde provinciais) em 2015-2016 foi de cerca de 339.000 dólares canadenses por médico. Em outras palavras: o salário anual médio de um médico no Canadá pago pelo governo foi de 339 mil dólares. Como falei, os valores variam de Província para Província, e isso é só uma média. Pra vocês terem noção, o salário bruto anual nesse período foi de 262 mil dólares em Nova Scotia e de 380 mil em Alberta. Além de variar com a região, os salários também variam com a especialidade…

A média anual para um médico de família fica em torno de 275 mil, enquanto a média anual de um especialista clínico fica em 347 mil e de um especialista cirúrgico é de cerca de 461 mil dólares. Os oftalmologistas são os que recebem a maior média de pagamento bruto, chegando a 714 mil dólares canadenses por ano, enquanto os psiquiatras ficam com a menor média salarial anual: 266 mil doletas (se fizerem as contas verão que isso não é nada ruim!).

O relatório do CIHI (2017) mostra um gráfico com as médias salariais anuais de cada especialidade:

medicos canadenses

Só para vocês terem uma ideia, a média de tempo de trabalho por semana é de 47 horas para os médicos de família e 50 horas para os médicos das outras especialidades.

Como vocês podem ver, mesmo os médicos que ganham menos ganham super bem. É lógico que isso é uma média, não dá pra generalizarmos para cada indivíduo. Mas, somando-se ao que eu falei lá no início sobre custo de vida no Canadá, dá pra perceber que um médico consegue se manter muito bem aqui.

Espero que com esse post eu tenha acalmado corações aflitos que teimam em se preocupar com o quanto vão ganhar trabalhando como médico aqui. Na minha humilde opinião, o quanto você vai receber de salário é o que menos importa… já deu pra perceber que dá pra ganhar bem em termos de dinheiro… mas o que você vai ganhar em qualidade de vida é imensurável, e vale muito mais a pena que cada centavo de dólar. Mas enfim, é só a minha opinião…

10 comentários em “AFINAL, QUANTO GANHA UM MÉDICO NO CANADÁ?

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: