MÉDICOS NO CANADÁ – DADOS DEMOGRÁFICOS 2017

A Associação Médica Canadense (Canadian Medical Association – CMA) tem em seu site dados demográficos interessantes sobre os médicos que atuam no Canadá. Achei legal compartilhar algumas dessas informações aqui com vocês.

medicos canadenses

Até janeiro de 2017 existiam 83.159 médicos atuando no Canadá, excluindo-se os médicos residentes. Isso equivale a 2,28 médicos para cada 1.000 pessoas da população. Se incluirmos os médicos residentes, esse número vai para 2,6 médicos para cada 1.000 pessoas da população. Desses pouco mais de 83 mil médicos, 52% são médicos de família e os 48% restantes são especialistas. Dá pra notar que a proporção de médicos de família é bem marcante no Canadá… O site coloca que 75% dos médicos atuantes se graduaram no Canadá e 22% se graduaram no exterior. Um dado interessante que o site traz é que 40% desses médicos ainda na ativa têm mais de 55 anos. Outra informação que chama atenção é que 64% dos médicos de família abaixo de 35 anos são mulheres.

Como já era de se esperar, a grande maioria dos médicos está concentrada nas áreas urbanas. Menos de 8% dos médicos atuam nas áreas rurais (cerca de 19% da população canadense mora em área rural), e se focarmos no número de especialistas, esse número é ainda menor. Não é só no Brasil que as áreas rurais e mais remotas são carentes de médicos. No Canadá isso também ocorre…

Um dado legal que eles colocam é sobre o número de médicos imigrantes atuando no Canadá. Por incrível que pareça, a província com maior número de médicos imigrantes é Saskatchewan, onde 53% de todos os médicos atuando lá atualmente se formaram fora do Canadá. A segunda província com maior número de médicos estrangeiros é Newfoundland, com 38%. Para vocês terem uma noção, Quebec, uma província que atrai a atenção de muitos médicos brasileiros devido ao seu programa de imigração, tem apenas 9% de médicos formados no exterior trabalhando lá.

O site também revela que entre 2008 e 2017 houve um aumento no número de médicos brasileiros atuando no Canadá. Em 2008 havia 67 médicos; em 2016 esse número saltou para 141. Em 2017, a maioria dos médicos Sul-Americanos trabalhando no Canadá é brasileira, correspondendo a 27,7%. Lembrando que esses números mostram apenas os médicos que possuem licença para atuar, e não refletem a totalidades dos médicos aqui no Canadá atuando em outras áreas como pesquisa, por exemplo. Quem quiser mais detalhes sobre o número de médicos imigrantes exercendo medicina no Canadá atualmente, acesse a tabela completa em https://www.cma.ca/Assets/assets-library/document/en/advocacy/10-phys-by-country.pdf.

O CMA também mostra uma tabela bem interessante sobre a distribuição de cada especialidade por Províncias. Não vou entrar em detalhes aqui, mas quem quiser dar uma olhada pra ter uma ideia da distribuição e usar isso como foco de busca por uma Província para atuar, não deixe de conferir em https://www.cma.ca/Assets/assets-library/document/en/advocacy/01-physicians-by-specialty-province-e.pdf.

É isso, pessoal. Espero que essas “curiosidades” ajudem vocês a focar nas suas buscas.

Fonte: www.cma.ca

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: