Mestrado em Health Science na UBC

Depois do meu último post falando sobre minha vinda pro Canadá, várias pessoas vieram me perguntar sobre o mestrado que eu estou fazendo. Hoje vou contar um pouquinho sobre o meu curso e algumas outras opções.

O meu mestrado é ligado à School of Population and Public Health (SPPH). Essa escola possui cinco programas de mestrado e um programa de doutorado. Vou falar um pouquinho sobre cada um deles, dando mais ênfase ao que eu faço, que é o Master of Health Science.

20170905_135547

MASTER OF HEALTH SCIENCE

É um curso de 1 a 2 anos de duração voltado para epidemiologia e pesquisa clínica em Medicina. Podem se inscrever médicos, veterinários e dentistas. Para se formar, é necessário completar no mínimo 30 créditos. Cada disciplina tem em média 3 créditos, então ao todo devemos fazer no mínimo 10 disciplinas, o que dá pra fazer em 1 ano. O grande “problema” é que as principais disciplinas (estatística e epidemiologia) consomem muuuuito nosso tempo de estudo. Aqui nós temos que chegar na aula já tendo lido toda a matéria em casa, tem vários quizes na aula, assignments pra entregar, enfim, a gente tem que se dedicar muito mesmo. No início eu havia me inscrito em cinco disciplinas para esse primeiro term. Logo na primeira semana de aula eu vi que não ia dar conta do recado e acabei ficando só com três disciplinas. E eu praticamente não faço nada além de estudar, estudar, estudar. Então apesar de dar pra completar o curso em um ano, o ideal é ir fazendo as disciplinas aos poucos pra não ficar sobrecarregado, principalmente nessa fase inicial de adaptação. Não é necessário fazer uma dissertação ou tese; o trabalho final é um projeto de pesquisa de poucas páginas. Além disso, devemos fazer uma prova final, que aborda as principais disciplinas do curso.

Para entrar nesse programa não é necessário ter orientador ou projeto ao se inscrever. Ao longo do curso vamos nos encaixando em algum projeto de pesquisa e procurando um orientador, que deve ser vinculado à UBC. Esse mestrado é uma excelente opção para médicos que desejam seguir a área de pesquisa/epidemiologia.

Para o próximo ano, as inscrições começam dia 1º de dezembro e terminam dia 1º de fevereiro.  O curso tem início sempre em setembro.

Para maiores informações: http://spph.ubc.ca/programs/mhsc/

MASTER OF PUBLIC HEALTH

É um curso de 2 anos de duração, que também não requer uma tese final. São necessários 42 créditos para completar esse programa. Ideal para quem quer seguir na área de saúde pública.

O prazo de inscrição para 2018 vai de 15 de novembro de 2017 a 15 de janeiro de 2018. Para maiores informações: http://spph.ubc.ca/programs/mph/

MASTER OF SCIENCE IN OCCUPATIONAL AND ENVIROMENTAL HYGIENE

É um curso que pode durar de 1,7 a 2,5 e que forma um aluno com capacidade de antecipar, reconhecer, avaliar e controlar riscos químicos, físicos e biológicos nos ambientes de trabalho e nas comunidades. É um programa interdisciplinar que aceita alunos formados em várias áreas.

O prazo de inscrição para 2018 vai de 15 de outubro de 2017 a 15 de janeiro de 2018. Para maiores  informações: http://spph.ubc.ca/programs/msc-oeh/

MASTER OF SCIENCE IN POPULATION AND PUBLIC HEALTH

É um curso de 2 a 3 anos de duração, que requer 30 créditos de disciplinas cursadas e uma tese final. É voltado para epidemiologia e estatística, e é necessário ter um orientador ao se candidatar. Esse programa oferece bolsas de estudo.

As inscrições para o próximo ano vão de 1º de dezembro a 15 de janeiro. Para maiores informações: http://spph.ubc.ca/programs/msc/

MASTER OF HEALTH ADMINISTRATION

É um curso de 2 anos de duração, com aulas ministradas aos finais de semana, voltado para alunos que trabalham. Não é exclusivo para médicos. Também não é necessário fazer uma tese.

Para maiores informações: http://spph.ubc.ca/programs/mha/

Todos os cursos são pagos. Aqui, o pagamento é por “term”, e cada term dura 4 meses. Logo, ao longo do ano nós temos 3 terms: winter (janeiro-abril), summer (maio-agosto) e fall (setembro-dezembro). Alguns alunos conseguem bolsas, mas normalmente essas bolsas são vinculadas ao projeto/orientador (exceto o Master of Science in Population and Public Health, que oferece bolsa). Eu não tenho bolsa, e não tenho muitos detalhes a respeito. Se quiserem mais informações sobre isso, enviem um email para o programa de interesse.

Além disso, você precisa ter um teste de proficiência na língua inglesa. A nota de corte varia de programa para programa, mas o ideal é ter no mínimo 7 em cada componente do IELTS academic.

Como vocês viram, temos 5 opções de mestrado. Talvez um deles possa ser interessante para você. Se você gostou de algum deles, não deixe de se inscrever! Entre no site, veja as documentações necessárias e corra atrás do seu sonho!

7 comentários em “Mestrado em Health Science na UBC

Adicione o seu

  1. Olá! estou adorando as informações do seu blog, estão esclarecendo muito alguns pontos que, em uma primeira vista do processo, deixam muitas dúvidas!
    Quais os valores dos cursos de mestrado/doutorado em média? Como vc acha que o mercado de trabalho te absorveria como pesquisador após a conclusão? Gosto bastante da área de pesquisa clínica, mas no BR isso não paga a comida da mesa.. que dirá alguma qualidade de vida para a familia.. então, talvez, imigrar com esse foco de desenvolver habilidades como pesquisador seja uma boa opção..
    obrigada desde já! Continue com esse projeto, estou adorando!

    Curtir

    1. Ola Joana! Que bom que vc esta gostando e que o blog esta sendo util. Fico feliz em ajudar! Os valores dos cursos variam muito de curso pra curso, de local pra local, mas eu arriscaria dizer que fica em torno de 15 mil dolares canadenses por ano.
      Sobre a outra pergunta, aqui existe bastante campo pra pesquisa, sempre vejo ofertas de vagas pra research assistant, research coordinator e research manager. E com salarios dignos. Voce nao vai ficar rica mas vai viver muito bem. Eu sou uma entusiasta, entao se vc gosta de pesquisa clinica pode vir porque tem campo!

      Curtir

  2. Bom dia! O seu blog está maravilhoso! Estou adorando as publicações, parabéns pela iniciativa de ajudar quem compartilha o mesmo sonho!

    Estou com uma curiosidade, sobre esses programas que você cita neste post, existe algum com bolsa? Por bolsa quero dizer “isento de pagamento” ou então bolsa mesmo…

    Outra curiosidade… Você tem planos para fazer as provas MCCQE1 e 2? Quais foram as provas que você já fez e quais pretende fazer em um futuro próximo?

    Grata!

    Curtir

    1. Oi Letícia! Fico feliz por você estar gostando do blog!
      A maioria desses programas tem bolsa sim. Com essa bolsa você consegue pagar a tuition. Algumas vezes você pode conseguir até mais de uma bolsa. Recentemente vi um post no canal da Kitty no Canada onde 2 meninas falavam sobre bolsa de mestrado e doutorado. Acho que vale a pena vc dar uma olhada.
      Eu não fiz nenhuma prova de revalidação ainda, e no momento não pretendo fazer pois não tenho planos de revalidar meu diploma aqui…
      É isso. Boa sorte!

      Curtir

  3. Parabéns pela sua iniciativa e coragem para desbravar esse mundo novo.
    Eu tenho mestrado em Medicina Tropical pela UFPE. E tenho muita curiosidade para saber mais detalhes como funciona as pós graduação stricto senso no Canadá.
    Eu sei que valores/tudo varia de acordo com curso, localidade e orientador; mas se você puder explicar com mais detalhes até trazendo sua própria experiência, a questão de quanto se gastou para fazer a pós graduação.
    Tem o custo de vida, mas o curso vc chegou a pagar para iniciar? quanto tempo dura um MsC e um PhD, há prorrogação? tem que qualificar o trabalho? Vc teve que ter ideia para o projeto ou seu orientador ja tinha? Como funciona as disciplinas? Você achou muito difícil? Como é a defesa final? Se exige publicação antes de defender? Tem como dar dicas da carta de referência que seus professores aqui do Brasil escreveram?

    Grata!!! E boa sorte!!

    Curtir

    1. Oi Georgea! Muitas perguntas, vou tentar responder todas aqui:
      – aqui a gte paga a tuiton 3 vezes ao ano: setembro (que é o inicio do ano letivo deles aqui), janeiro e maio. No meu curso, cada tuition custa em torno de 5 – 6 mil dolares. Eu achava que seria menos, pq se vc olhar no site o valor é menor, mas no final tem um MONTE de taxas pra pagar tb…. vc consegue fazer um mestrado em ate 2 anos, o que ao todo da 6 tuitions… entao eu diria que o o valor final fica em torno de uns 35 mil dolares canadenses.
      – o meu programa é um mestrado profissional, entao nao precisei contactar orientador antes, pq nao preciso escrever uma tese. Preciso completar no minimo 30 creditos, fazer um comprehensive test com a materia das disciplinas obrigatorias e escrever um projeto final.
      – se vc quiser um mestrado tipo MSc ou PhD, vc precisa contactar orientador antes, pra saber se ele tem disponibilidade de bolsa.
      – MSc dura em torno de 2 anos, e PhD pode durar de 4 a 6 anos…
      – as disciplinas do meu programa sao muuuuuito legais, pelo menos na minha opiniao. Eu to adorando. No comeco nao foi facil, pois o metodo de ensino é diferente, a lingua é diferente… mas da pra levar.
      – sobre a questao da defesa do MSc ou do PhD, eu nao tenho certeza…
      Acho que foi tudo. Se ainda ficou alguma duvida pode perguntar.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: