Canadá, aí vou eu!

Olá, pessoal! Fiquei um pouco afastada do blog nos ultimos 2 meses mas foi por um bom motivo… finalmente consegui realizar meu sonho de ir para o Canadá, e nesse post conto um poquinho pra vcs como foi essa experiência.

No finalzinho do ano passado comecei a procurar opções de cursos aqui no Canadá. Como meu objetivo principal é imigrar, independente se serei médica ou não aqui, comecei a procurar mestrado e cursos em colleges ligados à área médica.

Meu primeiro passo foi definir para onde eu queria ir. Foquei em Toronto e Vancouver e comecei a procurar opções nessas cidades. Uma vez definidas as cidades, comecei a procurar opções de mestrado. Vi um na UBC que achei que se encaixava no meu perfil, e resolvi aplicar. Eu tinha exatamente 1 mês para levantar toda a documentação e submeter. Tinha que conseguir 3 cartas de referências de professores da minha Universidade, fazer minha carta de apresentação, traduzir diploma, fazer a tradução da ementa da disciplina de estatística (que no meu curso se chamava Epidemiologia 1, então eu tive que provar que era a mesma coisa que estatística). Minha sorte é que eu já tinha feito o IELTS acadêmico no ano passado, e as minhas notas eram suficientes para esse programa (o IELTS tem validade de 2 anos, e cada programa tem uma pontuação mínima exigida).

Eu tive a maravilhosa ajuda de alguns professores pra fazer as cartas de referência e a burocrarcia de equivalencia de disciplina. Confesso que eu não tinha muita esperança de ser aprovada. Afinal, eu não fiz contato prévio com nenhum professor nem com o diretor do curso. Estava atirando no escuro. Mas como me disse uma professora “o não você já tem; você só vai conseguir se tentar”. E eu tentei. Depois de muita correria, consegui enviar tudo antes do deadline. Uffa!

Como eu realmente não tinha muita esperança em relação à esse mestrado, continuei procurando, procurando, procurando…. algumas pessoas me perguntaram: mas por que você não tenta um doutorado? Por um simples motivo: os mestrados e doutorados aqui no Canadá são pagos. Você paga pra fazer. Tem algumas opções de bolsa sim, mas eu não sei como funciona. Então pagar 4 anos de doutorado estava fora de cogitação pra mim… minha saída foi procurar opções de colleges. Vi umas opções de cursos voltados para a área médica bem legais. Alguns voltados pra área de pesquisa clínica, que eu gosto bastante, mas não aceitavam alunos internacionais. Cada hora que eu encontrava um curso que achava que se encaixava no que eu queria, descobria algum impecilho. Mas OK…. cheguei a me inscrever num curso no Seneca College, em Toronto. Alguns outros cursos já tinham acabado as vagas…. enfim, fiquei num sofrimento danado à procura de algum curso que me levasse pro Canadá ainda esse ano.

O tempo foi passando, eu ainda pesquisando as opções…. até que em março recebi um email que me fez cair pra trás: fui aceita no mestrado da UBC!!! Mal pude acreditar! Foi só alegria! Um sonho que estava prestes a se concretizar. Mas aí começou a saga do visto… eu optei por não contar pra ninguem que havia sido aceita. Só queria falar depois que estivesse com o visto em mãos. Supersticção? Ok… mas queria ter 100% de certeza que estava tudo certo para eu ir. Foram as 16 semanas mais longas da minha vida. É isso mesmo! Dezesseis semanas!!!!! Mas no final tudo deu certo, visto em mãos, e viemos pra Vancouver.

21125695_1662340890505360_6226836575853703997_o

Indescritível a experiência de estar morando numa cidade tão bacana, cursando numa Universidade do porte da UBC. Mas pode deixar que num próximo post eu falo um pouquinho mais especificamente sobre o meu mestrado. Quis fazer esse relato pessoal pra vocês verem que não é impossível chegar aqui. É o que eu falo desde o primeiro post do blog… Qual o seu objetivo? Ser médico no Canadá ou imigrar pro Canadá? Faça sua escolha e trace sua estratégia. A minha foi vir fazer um curso. E depois do mestrado? Uma coisa que eu ouço muito aqui é: “quando você está aqui, as coisas acontecem”. E é isso mesmo… vamos fazendo nosso networking, conhecendo pessoas, e as coisas vão acontecendo. Eu ainda não sei o que vou fazer depois do mestrado. Mas não estou preocupada com isso agora. Tem muita coisa para acontecer até lá…

Espero que minha história sirva de inspiração pra quem está querendo vir. Se eu consegui, você também consegue! Foque no seu sonho, trace sua estratégia e vem!

14 comentários em “Canadá, aí vou eu!

Adicione o seu

  1. Parabéns, Maria! Também estou na busca por um doutorado aí. Fiz meu mestrado em Ergonomia aqui na UFSC e descobri uma pesquisadora no Canadá que está na mesma linha de pesquisa que me inspirou no mestrado. Agora vou me encher de coragem e mandar um e-mail para ela. Obrigado pela inspiração! Boa sorte!

    Curtir

  2. Realmente é uma história e tanta. Tenho algumas dúvidas, se você não se importar.
    1. Qual é a nota mínima aceita no IELTS Academic?
    2. Em relação aos cursos, como que funcionam, aonde consigo pesquisa-los…?
    Obrigado!

    Curtir

    1. Oi, Guilherme. Como eu disse, a nota de corte no IELTS varia de programa para programa… alguns exigem no mínimo 6 em cada componente, outros exigem no mínimo 6,5 ou 7. Se vc ainda não fez o IELTS sugiro buscar pontuar no mínimo 7 em cada componente. Assim não tem erro e vc estará pronto para aplicar para qualquer lugar.
      Em relação aos cursos, 1o determine para qual(is) cidade(s) você quer ir. Depois entre no site das univeridades ou dos colleges e procure pelos cursos. “Como que funcionam” é uma pergunta muito genérica e relativa, cada um “funciona” de um jeito… aí tem que pesquisar os que te interessam.

      Curtir

  3. Eu disse que você, um dia, estaria aí, no lugar que sonhava viver e levar sua vida. Sempre tive certeza e te avisei para nunca usar a palavra tomara e sim a palavra quando.
    O mundo girou e vc está api!
    Muito bom saber que o que se fala…com amor no coração…acontece.
    Eu falei pra você e por você e …aconteceu!
    Feliz, muito feliz por vocês!!!
    beijos múltiplos!

    Curtir

  4. Adoro o blog! Tenho o mesmo objetivo de imigrar independente de ser médica ou não. Fiquei em dúvida se pode aplicar pro doutorado direto sem ter mestrado.

    Curtir

    1. Oi, Camila!
      Olha, sobre essa questao do doutorado acho que isso deve variar de programa pra programa… vc vai ter que selecionar os programas do seu interesse e mandar um email perguntando isso. Boa sorte!

      Curtir

  5. Ola! Quanto tempo depois da inscrição e do términos do prazo para international students de inscreverem você recebeu sua carta de aceite de mestrado? Estou na espera da minha…. o prazo para inscrição termina dia 30/4!!!

    Curtir

  6. Olá! Estou me preparando para iniciar o processo do Express entry de imigração com o meu marido. Sou médica, estou terminando meu mestrado no Brasil e quero fazer o doutorado no Canadá. Você sabe como é o processo para doutorado? Entro em contato diretamente com os orientadores?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: