Refazendo parte da Faculdade de Medicina no Canadá

É possível refazer parte da Faculdade de Medicina no Canadá!!!

refazendo internato

Você sabia disso? A McGill University, localizada em Montreal, e a Dalhousie University, em Halifax, oferecem a opção para médicos estrangeiros refazerem parte da Faculdade de Medicina lá no Canadá. Com isso o médico recebe um diploma canadense e não precisa passar por todo processo de revalidação do diploma. E o melhor! Ele concorre às vagas de residência médica oferecidas para canadenses. Isso quer dizer mais vagas e mais chances de entrar na residência lá.

Muitos de vocês devem ter ficado super empolgados com essa notícia, não é mesmo? Mas acalmem-se… a parte ruim é que, até onde eu li, somente a McGill, em Montreal, e a Dalhousie University em Halifax, Nova Scotia, oferecem essa opção para residentes permanentes. Se você não tem pressa, corra atrás do seu PR e trace essa estratégia. Nesse post eu detalho um pouquinho como funciona esse processo.

McGILL UNIVERSITY

A McGill é uma Universidade localizada na cidade de Montreal que permite que o médico estrangeiro (não norte-americano) residente na Província do Quebec refaça os dois últimos anos da Faculdade de Medicina lá. Os candidatos admitidos nesse programa entram direto na etapa do “Transition to Clinical Practice”, sem precisar fazer o componente de Fundamentos de Medicina e Odontologia. Para os que não possuem o PR, eles permitem que o candidato se inscreva para o curso de 4 anos.

Para serem elegíveis no programa de MDCM para imigrantes na McGill, os pré requisitos são:

          – ser reconhecidamente residente do Quebec;

         – possuir diploma médico reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (cheque aqui se o seu diploma é reconhecido em http://www.wdoms.org/);

         –  fazer o MCCEE (e tirar pelo menos 50 pontos acima da nota de corte);

        – fornecer um relatório ou avaliação de desempenho do estudante de Medicina pelo coordenador ou diretor do seu curso de origem;

        – fazer um teste de proficiência em inglês (TOEFL iBT mínimo 90 ou IELTS academic mínimo 6.5)  ou francês.

E qual o custo disso? Para os residentes permanentes, a anuidade sai em torno de 6 mil CAD; para os alunos internacionais que pretendem refazer os 4 anos, preparem os bolsos, pois a anuidade atualmente custa: 41.500 CAD no 1º ano, 33.000 CAD no 2º ano, 34.000 CAD no 3º ano e 24.300 CAD no 4º ano.

Para obter maiores informações não deixe de conferir o site da McGill:

https://www.mcgill.ca/medadmissions/programs/mdcm-img https://mcgill.ca/medadmissions/applying/categories/international-medical-graduates

DALHOUSIE UNIVERSITY

A Dalhousie é uma Universidade que possui 2 campi: um em Halifax, na província de Nova Scotia, e outro em Saint John, na província de New Brunswick. Entretanto, somente a Universidade localizada em Halifax permite que o médico estrangeiro (não norte-americano) residente na Província de Nova Scotia refaça os dois últimos anos da Faculdade de Medicina lá. Esse programa admite 2 candidatos por ano.

Para serem elegíveis no programa de IMG Clerkship da Dalhousie, os pré requisitos são:

– ter o PR (visto de residente permanente)

– ser residente da província de Nova Scotia por 12 meses consecutivos

– ter feito o MCCEE e o NAC

– ter uma prova de proficiência em Inglês (mínimo 7 em cada componente do IELTS ou mínimo 100 pontos no TOEFL iBT)

– ter graduado em uma escola de Medicina listada no diretório internacional

– realizar o CASPer test (é um teste de 90 minutos feito no computador)

As inscrições são online, e ocorrem todo ano no dia 15 de junho, o deadline para submeter a aplicação é 1o de setembro.

Para maiores informações dê uma olhada no site da Dalhousie University: https://medicine.dal.ca/departments/core-units/global-health/international-students/img-clerk-program.html diploma médico canadense

Se você já tem o PR ou está prestes a consegui-lo, pense nessa possibilidade! Refazer os dois últimos anos da Faculdade de Medicina lá pode ser uma excelente estratégia para quem quer fazer ou refazer a residência médica no Canadá!

Se você souber de alguma outra Universidade Canadense que ofereça esse mesmo tipo de opção para médicos internacionais, não deixe de comentar aqui no blog.

17 comentários em “Refazendo parte da Faculdade de Medicina no Canadá

Adicione o seu

  1. Maria, sabe informar se, após realizado esse processo, o diploma canadense é aceito em todas províncias? Ou eu teria que atuar exclusivamente em Montreal ou Nova Scotia?

    Curtir

  2. Mesmo com o diploma de médico canadense ainda teria que passar pelas provas, correto? MCCQE1 e MCCQE2, já que são provas para todos os médicos, inclusive os canadenses. Então a vantagem seria “apenas” na burocracia de reconhecer o diploma? Além, claro, de mais vagas na residência para concorrer! Acho que não ficou muito claro pra mim!

    Curtir

  3. Esqueci de colocar a pergunta no outro comentário, então pode excluir aquele ou esse. Eu quero saber se o internato pode ser feito após a graduação. Pergunto pq 6mil dólares não são fáceis de economizar. haha

    Curtir

    1. Esse programa é para medicos ja graduados. Se vc ainda nao se graduou, vc tem a possobilidade de fazer um internato eletivo em alguma universidade canadense. Tem um post falando sobre o internato eletivo na UofT, mas ele se aplica a outras universidades tb.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: