É possível refazer parte da Faculdade de Medicina no Canadá!!!
Você sabia disso? A McGill University, localizada em Montreal, e a Dalhousie University, em Halifax, oferecem a opção para médicos estrangeiros refazerem parte da Faculdade de Medicina lá no Canadá. Com isso o médico recebe um diploma canadense e não precisa passar por todo processo de revalidação do diploma. E o melhor! Ele concorre às vagas de residência médica oferecidas para canadenses. Isso quer dizer mais vagas e mais chances de entrar na residência lá.
Muitos de vocês devem ter ficado super empolgados com essa notícia, não é mesmo? Mas acalmem-se… a parte ruim é que, até onde eu li, somente a McGill, em Montreal, e a Dalhousie University em Halifax, Nova Scotia, oferecem essa opção para residentes permanentes. Se você não tem pressa, corra atrás do seu PR e trace essa estratégia. Nesse post eu detalho um pouquinho como funciona esse processo.
McGILL UNIVERSITY
A McGill é uma Universidade localizada na cidade de Montreal que permite que o médico estrangeiro (não norte-americano) residente na Província do Quebec refaça os dois últimos anos da Faculdade de Medicina lá. Os candidatos admitidos nesse programa entram direto na etapa do “Transition to Clinical Practice”, sem precisar fazer o componente de Fundamentos de Medicina e Odontologia. Para os que não possuem o PR, eles permitem que o candidato se inscreva para o curso de 4 anos.
Para serem elegíveis no programa de MDCM para imigrantes na McGill, os pré requisitos são:
– ser reconhecidamente residente do Quebec;
– possuir diploma médico reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (cheque aqui se o seu diploma é reconhecido em http://www.wdoms.org/);
– fazer o MCCEE (e tirar pelo menos 50 pontos acima da nota de corte);
– fornecer um relatório ou avaliação de desempenho do estudante de Medicina pelo coordenador ou diretor do seu curso de origem;
– fazer um teste de proficiência em inglês (TOEFL iBT mínimo 90 ou IELTS academic mínimo 6.5) ou francês.
E qual o custo disso? Para os residentes permanentes, a anuidade sai em torno de 6 mil CAD; para os alunos internacionais que pretendem refazer os 4 anos, preparem os bolsos, pois a anuidade atualmente custa: 41.500 CAD no 1º ano, 33.000 CAD no 2º ano, 34.000 CAD no 3º ano e 24.300 CAD no 4º ano.
Para obter maiores informações não deixe de conferir o site da McGill:
https://www.mcgill.ca/medadmissions/programs/mdcm-img https://mcgill.ca/medadmissions/applying/categories/international-medical-graduates
DALHOUSIE UNIVERSITY
A Dalhousie é uma Universidade que possui 2 campi: um em Halifax, na província de Nova Scotia, e outro em Saint John, na província de New Brunswick. Entretanto, somente a Universidade localizada em Halifax permite que o médico estrangeiro (não norte-americano) residente na Província de Nova Scotia refaça os dois últimos anos da Faculdade de Medicina lá. Esse programa admite 2 candidatos por ano.
Para serem elegíveis no programa de IMG Clerkship da Dalhousie, os pré requisitos são:
– ter o PR (visto de residente permanente)
– ser residente da província de Nova Scotia por 12 meses consecutivos
– ter feito o MCCEE e o NAC
– ter uma prova de proficiência em Inglês (mínimo 7 em cada componente do IELTS ou mínimo 100 pontos no TOEFL iBT)
– ter graduado em uma escola de Medicina listada no diretório internacional
– realizar o CASPer test (é um teste de 90 minutos feito no computador)
As inscrições são online, e ocorrem todo ano no dia 15 de junho, o deadline para submeter a aplicação é 1o de setembro.
Para maiores informações dê uma olhada no site da Dalhousie University: https://medicine.dal.ca/departments/core-units/global-health/international-students/img-clerk-program.html
Se você já tem o PR ou está prestes a consegui-lo, pense nessa possibilidade! Refazer os dois últimos anos da Faculdade de Medicina lá pode ser uma excelente estratégia para quem quer fazer ou refazer a residência médica no Canadá!
Se você souber de alguma outra Universidade Canadense que ofereça esse mesmo tipo de opção para médicos internacionais, não deixe de comentar aqui no blog.
Acho que as universidades francesas do Quebec tb fazem isso. Nao sei detalhes mas vejam!
CurtirCurtir
Maria, sabe informar se, após realizado esse processo, o diploma canadense é aceito em todas províncias? Ou eu teria que atuar exclusivamente em Montreal ou Nova Scotia?
CurtirCurtir
Sim, é aceito em todas as províncias.
CurtirCurtir
Mesmo com o diploma de médico canadense ainda teria que passar pelas provas, correto? MCCQE1 e MCCQE2, já que são provas para todos os médicos, inclusive os canadenses. Então a vantagem seria “apenas” na burocracia de reconhecer o diploma? Além, claro, de mais vagas na residência para concorrer! Acho que não ficou muito claro pra mim!
CurtirCurtir
A grande vantagem com certeza é concorrer às vagas canadensens, pois o número de vagas oferecida para imigrantes é muito limitado.
CurtirCurtir
Nenhuma universidade em ontario oferece esse recurso?!
CurtirCurtir
Alguém comentou aqui no blog que a Ryerson em Toronto oferece esse progama…
CurtirCurtir
Quase nenhuma faculdade (incluindo a minha) está na lista da OMS ou tem diretório internacional. Como proceder nesses casos?
CurtirCurtir
Em qual Universidade vc se graduou?
CurtirCurtir
Acabo de encontrar esse site e já salvei nos meus favoritos!! Uma dúvida: na McGill basta o PR ou devo ser residente por 12 meses também?
CurtirCurtir
Boa pergunta… vou procurar saber
CurtirCurtir
Esqueci de colocar a pergunta no outro comentário, então pode excluir aquele ou esse. Eu quero saber se o internato pode ser feito após a graduação. Pergunto pq 6mil dólares não são fáceis de economizar. haha
CurtirCurtir
Esse programa é para medicos ja graduados. Se vc ainda nao se graduou, vc tem a possobilidade de fazer um internato eletivo em alguma universidade canadense. Tem um post falando sobre o internato eletivo na UofT, mas ele se aplica a outras universidades tb.
CurtirCurtir
Sabes de alguma faculdade por Vancouver que ofereça esse mesmo projeto de internato?
CurtirCurtir
Infelizmente nao tem. Recentemente eu soube que as faculadades francofonas de Quebec tambem oferecem esse programa.
CurtirCurtir
Olá amigo muito bom seus comentarios, o senhor conhece o tem alguma das provas anteriores do NAC e do MCCQE1, para ter uma idea de como são formuladas as perguntas.
CurtirCurtir
Eles nao divulgam as provas anteriores. Mas no site do MCC voce encontra simulados (pagos) pro MCCQE1.
CurtirCurtir
Esse programa admite 2 candidatos por ano.
It’s so difficult! Only 2!
CurtirCurtir
Olá!!
Saberia me dizer como anda esse processo? Vi que o MCEE não é mais necessário, então quais provas eu teria que fazer para refazer meu internato no canadá?
Outra pergunta, fazendo o internato existe alguma forma de remuneração? Algo com que eu consiga pagar parte do valor cobrado haha
E mais uma pergunta, não entendi ao certo se são 2 ou 4 anos haha
Muito obrigado mesmo por toda informação! Seu blog ajuda demais!!!
CurtirCurtir
O MCCEE foi substituido pelo MCCQE1.
Fazendo o internato voce na verdade tem que pagar. Desconheco se tem remuneracao. E sao 2 anos (4 anos é o tempo total da faculdade de medicina deles).
CurtirCurtir
Qual a vantagem de fazer um internato eletivo no Canadá?
CurtirCurtir
Se fazer conhecido, carta de recomendação, curriculo….
CurtirCurtir
oiee, to meio atrasada mas queria saber se na McGill só preciso do visto permanente e ser reconhecida como morador do Québec, ou é obrigatória a estadia por 12 meses?
CurtirCurtir
Não sei dizer…
CurtirCurtir
Olá, os estudantes internacionais que querem fazer os 4 anos de medicina na mcgill pagam em media 41.500 CAD no 1º ano, 33.000 CAD no 2º ano, 34.000 CAD no 3º ano e 24.300 CAD no 4º ano. Quanto custa a anuidade para um residente de quebec que quer fazer os 4 anos de medicina na McGill? Vc sabe me informar?
CurtirCurtir
Não faço idéia!
CurtirCurtir
Olá, muito obrigada pelo post, aliás, pelos outros outros tbm, assim eu tenho como saber mais e me decidir sobre a faculdade no Canadá, minha única dúvida é se enquanto eu fizer novamente os dois últimos anos em uma dessas duas faculdades citadas acima, eu posso trabalhar para poder pagar? Quantas horas por semana pode se trabalhar no Canadá enquanto permaneço no internato?
CurtirCurtir
Débora, só dá pra refazer o internato se você tiver o visto de residente permanente. Se vc tem esse visto, pode trabalhar livremente, quantas horas você conseguir.
CurtirCurtir