Curso de Paramédico no Canadá – uma boa opção para exercer a medicina sem revalidar?

Muitos médicos querem ir para o Canadá exercer sua profissão, mas esbarram com o longo e caro processo de revalidação do diploma. Nos grupos de discussão que eu participo, sempre surge alguém questionando a possibilidade de ser paramédico no Canadá. Assim não precisa revalidar o diploma e acaba de alguma forma exercendo a medicina. Creio que não são todos que se aplicam a esse perfil (eu definitivamente não escolheria essa opção), mas para aqueles já pensaram nessa possibilidade, esse post vem para explicar algumas coisas sobre esse curso e essa profissão no Canadá.

Primeira coisa: o que um paramédico faz?

O paramédico está na linha de frente do atendimento de saúde nos casos de acidentes ou crises. Ele faz o atendimento pré-hospitalar das emergências. Esses profissionais são responsáveis pela ressuscitação cardiopulmonar, desfibrilação, monitorização cardíaca, desobstrução de vias aéreas, controle de sangramentos e fraturas. Resumindo, são os responsáveis por oferecer os primeiros socorros e manter as vítimas vivas até chegarem a um hospital. Sem dúvida uma profissão repleta de adrenalina!

O que espera-se de um paramédico é que ele tenha raciocínio rápido para identificar o problema e para tomar decisões, além de uma boa condição física. Outra aptidão esperada é saber trabalhar bem em equipe.

Quais Colleges canadenses oferecem esse curso?

A formação do paramédico é oferecida pela maioria das instituições de ensino canadenses, pois a demanda é muito alta. O curso inicial dura 2 anos e dá um diploma de Paramédico. Existem cursos avançados, de 1 ano de duração, que conferem um certificado, e só podem ser feitos após a obtenção do diploma.

Em Ontário, por exemplo, esse curso existe nos seguintes Colleges: Algonquin, Cambrian, Centennial, Boreal, Conestoga, Confederation, Durham, Fanshawe, Fleming, Humber, Lambton, Loyalis, Niagara, Northern, St Clair e St Lawrence.

Entretanto, os únicos que aceitam alunos internacionais são: Algonquin, Cambrian, Fanshawe, Loyalist e Niagara. Centennial, Conestoga, Confederation, Durham, Humber e Lambton claramente não estão aceitando alunos internacionais no momento. Nos demais a informação não está muito clara, mas acho que aceitam alunos internacionais sim. A anuidade do curso varia entre 12.500 e 19.000 CAD por ano. Lembrando que são 2 anos de curso e existem algumas taxas extras.

Mas é fácil conseguir uma vaga nesse curso?

A demanda para o curso de Paramédico é muito alta; muitos canadenses procuram esse tipo de curso, então quase não sobram vagas para alunos internacionais. Os critérios de seleção dos alunos costumam se basear nas notas do colégio, em certificados de treinamentos prévios (primeiros socorros, RCP nível básico e avançado) e ter carteira de motorista. Os pré-requisitos variam de College para College. Cheque-os no site do College de sua escolha.

Para as pessoas que buscam fazer um College para ganhar pontos pro Express Entry, o curso de Paramédico pode ser uma boa opção.

Caso você se interesse pelo curso de Paramédico e ache alguma outra instituição que aceite alunos internacionais, não deixe de comentar aqui no blog! Se você fez ou está fazendo esse curso, não deixe de compartilhar conosco sua experiência!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: