Como pedir o ECA para médicos? 

O MCC fornece a “Avaliação das Credenciais Educacionais” (do inglês Educational Credential Assessment ou ECA para os íntimos) para médicos que desejam dar entrada no processo de imigração para o Canadá.

A primeira coisa a ser feita para quem deseja iniciar o processo de imigração é criar uma conta no Physicians Apply e solicitar uma SVR (verificação da origem do diploma). Uma vez feita a verificação do diploma, o médico pode solicitar o ECA no próprio portal do Physicians Apply. Como nada é de graça, além de pagar pela abertura de conta no Physicians Apply, pela tradução do diploma e pela SVR, você também terá que pagar uma taxa pelo ECA. Atualmente essa taxa é de 104 dólares canadenses.


Entenda bem: o ECA só pode ser solicitado depois que o seu diploma for verificado. Esse processo pode durar uns 3 meses ou mais (na prática: beeeem mais!) Então se você deseja dar entrada no Express Entry, faça logo sua conta no Physicians Apply e dê início ao processo (veja o passo a passo de como abrir sua conta e enviar seus documentos nesse post).


Mas afinal, pra que serve o ECA?

O laudo emitido através do ECA atesta se o diploma do candidato à imigração é equivalente ao diploma médico canadense. E isso é necessário para você provar pro governo Canadense que você é médico mesmo, que estudou arduamente por 6 anos, e que seu diploma é verídico. Entretanto isso não dá nenhum tipo de autorização ou licença para o candidato atuar como médico no Canadá.


Como solicitar o ECA?
Depois que seu diploma for verificado (SVR completo), você deve entrar na sua conta do Physicians Apply, clicar em “other service requests” no menu da lateral esquerda e depois clicar em “request Educational Credential Assessment  (ECA) report”.

O ECA será feito e enviado ao candidato em 21 dias úteis a partir do recebimento do pedido do ECA.

O ECA será válido para fins de imigração por 5 anos, contados a partir da data de sua emissão pelo MCC.

Está esperando o que? Faça logo seu login no Physicians Apply e dê entrada na verificação do seu diploma. O sonho canadense está logo ali. 

3 comentários em “Como pedir o ECA para médicos? 

Adicione o seu

  1. Olá!! Estava vendo as coisas para o ECA e fiquei na dúvida se preciso mandar para o SVR o histórico escolar, declaração de internato e registro do CRM ou se mando somente o diploma. Outra coisa, para o Express Entry, vale a pena mandar também os diplomas das residências (no meu caso, clínica médica e reumatologia)? Obrigada pela ajuda!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: