Como aplicar para o Physicians Apply?

Uma das grandes dúvidas que surge nos grupos de médicos brasileiros que desejam ir para o Canadá é em relação ao passo a passo de como submeter os documentos para certificação do diploma. Essa etapa é necessária tanto para quem deseja fazer uma residência médica no Canadá quanto para quem deseja dar entrada no Express Entry com a intenção de imigrar para lá. Independente de qual seja seu objetivo inicial, a primeira etapa é se cadastrar no portal do Physicians Apply. Já falei em outro post um pouquinho para que serve essa plataforma do MCC.

A ideia desse post é tentar explicar passo a passo como você faz para se cadastrar no Physicians Apply e enviar seus documentos.

  1. Você deve entrar no site http://physiciansapply.ca/ e fazer seu cadastro.
  2. Depois de preencher seus dados você deve pagar uma taxa para ativar sua conta. Atualmente essa taxa custa 280 CAD
  3. Uma vez cadastrado e pago, vá no menu da esquerda e clique em “Source Verification Requests
  4. Clique em  “Create a new SVR”.

Você deve criar uma SVR para cada documento que deseja certificar a validade. Os possíveis documentos são:

  • diploma médico;
  • histórico escolar;
  • Declaração de internato (deve ser emitido pela faculdade onde o estudante realizou o internato obrigatório; deve conter: data de início e fim do internato, disciplinas/rodadas, o tempo de rodada em cada área e deve ser datado e assinado pela pessoa responsável pelo programa);
  • Certificados de pós-graduação;
  • Certificados de especialidades (documento oficial que confirma que o médico obteve um título de especialista através da realização de uma prova)
  • Licença ou registro médico

Se você deseja realizar as provas de revalidação de diploma só precisa fazer a verificação do diploma médico (pós-graduações e residências não valem nada para a revalidação). Para fins de imigração, procure um consultor especializado para saber quais documentos, além do diploma, são considerados pelo governo canadense na pontuação do Express Entry.

  5. Pague a taxa referente a cada documento que você solicitou a verificação. Atualmente, a taxa para cada um deles é de 160 CAD.

Se o seu diploma não é originalmente em inglês ou francês, você precisará de uma tradução juramentada. Mas nem perca seu tempo procurando um tradutor juramentado! Desde outubro de 2016 eles mesmos estão fazendo a tradução do seu diploma, e não aceitam outra. E como nada é de graça, é obvio que eles cobram uma taxa para isso. Para cada página que necessite de uma tradução eles cobram 140 CAD.

Uma vez tendo criado a conta e solicitado a SVR, você deverá enviar seus documentos via correio para o MCC. Os documentos são:

– cópia do diploma (não precisa ser autenticada) + cover sheet (http://mcc.ca/wp-content/uploads/Documents-cover-sheet.pdf)

cover-sheet

– Consent to Release Information for Credentials Verification (http://mcc.ca/wp-content/uploads/Repository-consent-to-release-information.pdf)

consent-to-release-information-001

– Certified Identity Confirmation Form (http://mcc.ca/wp-content/uploads/Certified-identity-confirmation-form.pdf) com 2 fotos recentes coloridas, estilo passaporte, medindo 50 x 70 mm. Importante! Só assine o formulário na frente do oficial que irá fazer a certificação. O oficial deve preencher a folha com os dados dele no local indicado e também carimbar uma parte da 1ª fotografia.

Certified-identity-confirmation-form

certification-samples-001

– Cópia certificada do passaporte, com carimbo.

certification-samples-002

Nesses dois últimos documentos é que mora o problema… o passaporte e o formulário de confirmação de identidade devem ser certificados. Equivale mais ou menos à autenticação que fazemos no cartório aqui no Brasil, atestando que aquele documento ou assinatura é verdadeiro. O “porém” é que eles não aceitam cópias autenticadas em nossos cartórios. Mas calma! Existem soluções!

Se você estiver no Canadá ou nos EUA, procure um notary public, que ele faz esse serviço de autenticação para você. Mas se você não vai viajar para esses países nos próximos meses e quer dar entrada logo nesse processo, existem meios de fazer isso aqui no Brasil! E quais são as pessoas que podem fazer esse serviço de autenticação no Brasil?

  • Diretor da Faculdade de Medicina (onde você cursou, claro!)
  • Advogados
  • Juízes de paz ou magistrados de 1º grau

IMPORTANTE: somente são aceitos carimbos em inglês ou em francês. Portanto a pessoa que fará essa certificação para você deverá providenciar um carimbo com suas credenciais em inglês ou francês, e seguir as instruções contidas no site (segue abaixo).

certification requirements p02

Para maiores informações sobre como o oficial deve fazer para certificar seu documento cheque http://mcc.ca/wp-content/uploads/certification-requirements.pdf

Só para lembrar: os pagamentos realizados no portal Physicians Apply são realizados somente via cartão de crédito.

Espero que o post ajude quem irá iniciar o processo. Boa sorte e siga em frente!

12 comentários em “Como aplicar para o Physicians Apply?

Adicione o seu

  1. Oi pessoal, minha duvida e’ com relação ao passo 1 (Você deve entrar no site http://physiciansapply.ca/ e fazer seu cadastro.). Nas instruções do Physiciansapply, eles dizem que o segundo passo ao fazer o cadastro e’ escolar o MRA da provincia para onde se deseja aplicar. Eles não incluem Ontario, que e’ minha opção, na lista. Para conselhos fora da lista, eles dizem para se registrar via site do conselho, mas no site do conselho de Ontario (CPSO), eles dizem para se registrar no Physiciansapply. Alguma dica de como sair dessa?

    Curtir

  2. Ja tenho um numero no ECFMG, meus documentos foram verificados em 2014 pois eu pensava em fazer as provas do USMLE. Tenho que fazer todo o processo novamente pelo Phisicians Apply, ou essa certificação anterior pode ser usada?
    Obrigada,
    Maria Valeria

    Curtir

    1. Oi, Maria. Obrigada pelo contato. Eu não tenho certeza, mas acho que você tem que fazer uma conta no Physicians Apply de qualquer jeito. Não sei se tem como eles utilizarem a verificação atual. Sugiro vc enviar um email pro MCC explicando sua situação.

      Curtir

  3. Quem faz a verificação da foto e da assinatura no Brasil?
    Estive no Cartorio e o tabique autenticou a assinatura porém a foto e o preenchimento não era de sua capacidade de atuação. Então quem faz isso quem É o certified official no Brasil???????????????)

    Curtir

    1. Oi, Artur. Desculpe pela demora na resposta.
      Nesse post eu falo exatamente sobre o que fazer nesse caso, segue aqui a resposta:
      E quais são as pessoas que podem fazer esse serviço de autenticação no Brasil?

      Diretor da Faculdade de Medicina (onde você cursou, claro!)
      Advogados
      Juízes de paz ou magistrados de 1º grau
      IMPORTANTE: somente são aceitos carimbos em inglês ou em francês. Portanto a pessoa que fará essa certificação para você deverá providenciar um carimbo com suas credenciais em inglês ou francês, e seguir as instruções contidas no site.
      No post tem ate as figuras mostrando como fazer.
      Boa sorte!

      Curtir

  4. Tenho uma dúvida. Tanto no meu histórico quanto no meu diploma médico não há a data exata do início do curso, apenas a entrada (2007.01). Como fazer o correto preenchimento dos dados relativos à sua graduação, se eles pedem para preencher EXATAMENTE como está escrito nos meus documentos, mas só é possível salvar na conta os dados YYYY-MM-DD? Preciso de algum documento oficial da Universidade sobre a data exata do início do curso? Não há como deixar em branco.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: