O que é e para que serve o Physicians Apply?

physicians apply

O Physicians Apply é uma plataforma do Conselho de Medicina do Canadá (MCC) que gerencia informações sobre médicos, sejam eles canadenses ou estrangeiros. Todos os médicos devem ter suas credenciais verificadas através do Physicians Apply. Isso é uma exigência das autoridades regulatórias médicas do Canadá, incluindo os Colleges of Physicians and Surgeons das províncias (que equivalem aos nossos Conselhos Regionais de Medicina).

Através dessa plataforma, os médicos são capazes de:

– solicitar um registro médico

– se inscrever em provas e checar seus resultados

– solicitar verificação da origem de documentos

– traduzir diplomas

– solicitar a avaliação das credenciais de educação para fins de imigração para o Canadá

Os documentos médicos aceitos para a verificação de sua origem são:

– diploma médico (verifique se a sua universidade ou faculdade está listada no World Directory of Medical Schools);

– histórico escolar;

– Declaração de internato (deve ser emitido pela faculdade onde o estudante realizou o internato obrigatório; deve conter: data de início e fim do internato, disciplinas/rodadas, o tempo de rodada em cada área e deve ser datado e assinado pela pessoa responsável pelo programa);

– Certificados de pós-graduação;

– Certificados de especialidades (documento oficial que confirma que o médico obteve um título de especialista através da realização de uma prova)

– Licença ou registro médico

Se você deseja exercer a Medicina no Canadá ou dar entrada com o processo de imigração, o 1º passo é se registrar no site do PhysiciansApply e iniciar o processo de certificação do diploma. Em outro post eu explico um passo a passo de como se cadastrar no Physicians Apply.

Quando você enviar seus documentos e solicitar uma verificação da origem (Source of Verification Request – SVR) deles, o MCC, ao receber toda a documentação, a envia para a Comissão Educacional para Graduados Médicos Estrangeiros (Educational Commission for Foreign Medical Graduates – ECFMG). Essa Comissão envia para a Instituição que gerou os documentos (isto é, a faculdade ou universidade que gerou o seu diploma ou certificado) a cópia da credencial médica e um formulário para ser completado assinado pela instituição, para atestar que aquele documento é verídico. A instituição então encaminha essa papelada de volta pro ECFMG. Esse processo pode demorar por volta de 100 dias, às vezes mais. Um problema frequentemente observado é que os documentos enviados pelo ECFMG não chegam ao local destinado. Muitas vezes porque o endereço é algo muito “genérico” dentro da Universidade, não especifica o departamento ou o andar onde deveria chegar, e assim a correspondência pode se “perder” dentro da Instituição. Se demorar mais de 100 dias para te darem a resposta, contate o MCC e cheque para qual o endereço exato eles estão enviando a correspondência no Brasil.

Se após 60 dias do envio o ECFMG não tiver obtido nenhuma resposta, eles reenviam a documentação para a Instituição de origem. O ECFMG envia até três vezes. Se não houver nenhuma resposta, o candidato pode entrar em sua conta do Physicians Apply e pedir que seus documentos sejam enviados por Fedex e arcar com os custos do envio. Lembrando que quando é enviado pelo ECFMG, a correspondência não é rastreada, então você não tem como ter certeza se chegou ou não. Quando você paga um Fedex você pode ir rastreando, e ter certeza se chegou na sua instituição. Para mais informações sobre como requerer esse serviço acesse http://mcc.ca/repository/ecfmg/courier-service-request/

É responsabilidade do candidato verificar o andamento do seu processo no site do Physicians Apply.

Segue o significado de cada status:

Not submitted → Você iniciou uma SVR na sua conta do PA, mas ainda não realizou nenhum pagamento.

Not received → Seus documentos ainda não foram recebidos pelo MCC.

Received → Seus documentos foram recebidos pelo MCC.

Received and viewable online → Seus documentos foram scaneados e estão disponíveis para visualização na sua conta do PA.

Under review à Seus documentos estão sendo revisados pelos profissionais do MCC.

Reviewed and not accepted → Seus documentos foram revisados, mas não foram aceitos devidos a erros. Uma mensagem será enviada para sua conta dando instruções sobre como proceder.

Reviewed and accepted → Seus documentos foram revisados e foram aceitos pelo MCC.

Ready for submission to ECFMG → Seus documentos serão enviados eletronicamente para o ECFMG.

Submitted to ECFMG → Seus documentos foram enviados para o ECFMG.

Received by ECFMG → Seus documentos foram recebidos pelo ECFMG.

Sent for source verification → Seus documentos foram enviados pelo ECFMG para sua instituição de origem por correio.

Resent for source verification → A instituição não respondeu ao ECFMG, logo seus documentos foram reenviados por correio comum OU o pacote recebido da instituição estava incomplete. O ECFMG irá enviar uma nova requisição para a instituição.

Verification returned – passed → Seus documentos foram verificados com sucesso!

6 comentários em “O que é e para que serve o Physicians Apply?

Adicione o seu

  1. Bom dia, eu já tenho meus documentos certificados no ECFMG, mas pelo que andei lendo no site do MCC teria que mandar tudo para verificação novamente. É isso mesmo? Sei que parece bobagem essa pergunta, mas realmente da rimeira vez tivemos que ficar em contato direto com as instituições para evitar que os documentos ficasem perdidos em alguma mesa…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: