MCCEE – Como funciona a 1a etapa da revalidação do diploma?

MCCEE2

Hoje dou início a uma série de tópicos que detalham um pouco mais cada etapa da revalidação do diploma médico no Canadá (clique aqui para uma visão geral do processo de revalidação). Começarei falando sobre a 1ª etapa, o MCCEE (Medical Council of Canada Evaluating Examination).

O MCCEE é uma prova composta por 180 questões de múltipla escolha realizada em um computador, com duração de 4 horas. No Brasil pode ser realizada em seis cidades diferentes: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Brasília e Recife. Essa prova avalia o conhecimento médico básico nas áreas de saúde materno-infantil, saúde do adulto, saúde mental, saúde da população e ética.

As questões são cobradas de uma maneira um pouco mais detalhada do que numa prova de residência médica no Brasil. Você tem que saber detalhes. Diferenças sutis. Requer muito estudo e treinamento. Você pode checar aqui uma demonstração online de modelos de questões oferecidas pelo MCC.

Das 180 questões, apenas 150 são pontuadas. As outras 30 não são computadas na pontuação final. Essas 30 questões “extras” servem para fins de avaliação que ajudará na formulação de questões futuras. Você não saberá quais questões pontuam ou não.

A pontuação total varia em uma escala de 50 a 500. Isso quer dizer que as 150 questões contabilizam um total de 500 pontos. Cada questão tem um nível de dificuldade. Sua nota final leva em consideração o nível de dificuldade de cada questão, bem como se você marcou a resposta corretamente ou não. Não é um simples “um acerto, um ponto”. Vale ressaltar que você não perde ponto por ter errado uma questão; mas pontua mais se acertou uma questão “difícil”.

A partir de maio de 2017, você precisa fazer 261 pontos para ser aprovado (até então a nota de corte era 250). Se você fizer menos que 261, pode refazer a prova (pagando uma nova taxa, claro!). Você pode refazer o MCCEE quantas vezes forem necessárias até atingir a nota mínima. Mas se você tirar 262, por exemplo, não poderá fazer outra. Atualmente não há limite de validade para essa prova. Essa será sua nota para sempre.

Agora que você entendeu como a prova funciona, pode dar início ao processo. Para iniciar sua aplicação para o MCCEE você deve primeiro se cadastrar no portal do Physicians Apply e enviar a documentação requisitada, para que seja realizada a verificação da origem dos seus documentos (Source of Verification Request – SVR). Depois do MCC receber seus documentos, você não precisa esperar eles verificarem para iniciar a aplicação para o MCCEE.

Entenda uma coisa: você pode abrir uma conta no Physicians Apply e solicitar o SVR. Isso NÃO quer dizer que automaticamente você está inscrito no MCCEE. Você precisa se inscrever para essa prova! Caso você se inscreva antes mesmo da SRV ficar pronta, você precisa esperar cerca de três semanas para o seu pedido ser processado. Mas se você der entrada na aplicação do MCCEE após eles terem verificado seus documentos, você receberá uma rápida resposta sobre sua aplicação.

Depois que sua aplicação para fazer o MCCEE for aceita, você terá UM ANO para realizar a prova. Caso não faça a prova dentro de um ano, você pode pedir para estenderem esse período por mais um ano. Mas como nada é de graça, eles cobrar uma taxa a mais por isso. E caso o valor da prova tenha encarecido ao longo desse ano, você também terá que pagar pela diferença. E por falar em valores, atualmente a prova do MCCEE está custando 1780 dólares canadenses. Portanto, só se inscreva quando você tiver certeza de que irá prestar a prova, para não ter prejuízo. Normalmente essa prova é oferecida até cinco vezes ao ano. Para o ano de 2017 estão programadas provas para janeiro, março, maio, setembro e outubro. Maiores informações sobre as datas podem ser obtidas em       http://mcc.ca/examinations/mccee/scheduling/.

Fonte: http://mcc.ca/examinations/mccee/

11 comentários em “MCCEE – Como funciona a 1a etapa da revalidação do diploma?

Adicione o seu

    1. Correto, Marvim. Ao passar nas provas seu diploma será revalidado e você não precisará refazer nenhuma matéria. Mas isso não te dá o direito de atuar a medicina. Você fica apto a se inscrever na residencia caso tenha o PR.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: